Com o passar dos anos, técnicas e soluções revolucionárias foram sendo descobertas e, nos dias de hoje, tornou-se difícil imaginar uma realidade sem elas. Isso acontece com a luz elétrica, a água encanada, a internet, entre outras facilidades. Outro exemplo de artifício que molda o comportamento da sociedade contemporânea é o transporte.
Para Washington Marques, Gerente Nacional de Operação da Costa Brasil - empresa especializada em Operação de Transporte Multimodal (OTM) -, "transportar é conduzir, levar pessoas ou cargas de um lugar para outro. O transporte é importantíssimo para o mundo, pois está ligado não somente à logística, mas envolve diversos fatores, como pessoas, economia, transações. Ele ajuda no desenvolvimento de cidades, empresas e pessoas. O mundo sem o sistema de transporte seria mais difícil."
No Brasil existe uma grande variedade de transportes disponíveis, a multimodalidade é uma grande aliada da pontualidade e eficiência na distribuição de produtos. De acordo com o Plano Nacional de Logística do Ministério da Infraestrutura, o sistema de movimentação de cargas no território brasileiro é dividido da seguinte forma: modal rodoviário com 65%, ferroviário com 15%, cabotagem com 11%, hidroviário com 5%, dutoviário com 4% e aeroviário com menos de 1%.
"O nosso diferencial é proporcionar a uma determinada empresa a vantagem de entregar suas mercadorias para outra percorrendo trechos de A a B (via rodovia), de B a C (via mar) e, por fim, do porto em C até o estabelecimento do destinatário", exemplifica Washington sobre como funciona a aplicação de dois ou mais modais em uma mesma entrega.
Ainda sobre a inteligência logística, Washington Marques explica que seu objetivo é "gerenciar a cadeia de abastecimento de forma segura e otimizada, visando reduzir os custos operacionais, financeiros e administrativos com estratégias que minimizam os impactos negativos como um todo." Questionado sobre a maior vantagem da logística inteligente, ele diz que "são as habilidades e competências de uma determinada empresa na criação de respostas rápidas e eficazes para as demandas apresentadas no mercado, nos concorrentes e principalmente nos clientes."
Em tempos pandêmicos, em que o prejuízo atingiu os mais altos patamares da economia, uma resposta prática sobre o efeito positivo de um plano de logística eficiente foi o crescimento do setor na contramão da crise. Com o aumento de 37% em vagas abertas de janeiro a maio de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE), esse cenário retrata a clara mudança na cultura dos consumidores que agora valorizam ainda mais o e-commerce, o delivery e a praticidade de receber o que precisam sem sair de casa.\
\
Fonte: Terra
29/11/2024
Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins
Segunda data mais importante para o varejo, a Black Friday perdeu força nesta semana, após um início de mês animador, e precisa voltar a acelerar a partir de hoje para atingir as projeçõ (...)