30/11/2020

Empresas de logística aumentam investimentos e contratações para atender à Black Friday

 Empresas de logística aumentam investimentos e contratações para atender à Black Friday


Esperando volumes bastante superiores em relação ao ano passado, as companhias do setor de logística investiram na ampliação de estruturas e contrataram mais mão de obra para a Black Friday deste ano. O aumento de custos devido a esses investimentos e também à pressão de preços, como o do combustível, não deve se refletir em tarifas, mais altas segundo empresas do setor.

“Estamos conseguindo absorver os custos, porque o volume de entregas desde o começo da pandemia cresceu expressivamente, compensando esse efeito”, diz o presidente da JadLog, Bruno Tortorello.

As medidas adotadas incluem a implementação de equipes de gestão estratégica e tática para acompanhamento das operações Black Friday, ampliação de um terceiro turno de atividades na área de tratamento de carga, renovação e ampliação da frota, e otimização de processos e de rotas de entrega.

“Para facilitar o envio das encomendas pelos vendedores, várias agências também estarão abertas neste sábado (28) e domingo (29)”, diz a empresa, em nota. Com isso, os Correios decidiram reduzir os prazos de entrega do Sedex e do PAC em trechos com comércio eletrônico mais forte.

A estatal não divulga valores investidos, mas diz que a redução de prazo ocorreu nos 300 principais trechos do país, garantindo a entrega dos objetos nesses corredores comerciais em até 1 dia após a postagem. Os Correios têm a expectativa de aumento no volume de encomendas em torno de 20%, em relação a 2019.

A americana FedEx contratou cerca de 800 funcionários temporários para as funções de motorista, operador e conferente de carga. A empresa também estendeu sua agenda de entregas para os finais de semana e intensificou o número de rotas diretas entre várias localidades do país, além de acrescentar, pela primeira vez, um sexto voo de ida e volta no cronograma semanal entre Viracopos (SP) e Memphis, nos Estados Unidos. Os voos, agora, são de segunda-feira a sábado.

O presidente da JadLog conta que a empresa investiu R$ 30 milhões desde abril, ampliando em 50 mil metros quadrados sua área de armazenagem e distribuição, com novas unidades em Joinville (SC), Salvador (BA) e Vitória (ES). “O comércio on-line foi para um novo patamar na pandemia e agora temos uma Black Friday em um novo patamar. É um desafio duplo”, diz Tortorello. Somente para o evento promocional a empresa, junto com franqueados, contratou 600 pessoas.

Tortorello avalia que não deve haver aumento de prazos expressivos na entrega, mas destaca que há dificuldade para oferecer frete expresso em regiões mais distantes dos centros geradores de carga, que, para economia de tempo, costumam ter parte do trajeto atendida pela malha aérea. “Os voos existem, mas não na mesma frequência anterior à covid-19.Se quiser garantir prazos menores, tem que pagar uma tarifa que as companhias aéreas chamada de primeiro voo, que é mais elevada.”

Sobre isso, os Correios lembram que utilizam voos cargueiros dedicados. “A diminuição dos voos comerciais não causa impacto nas operações da empresa, uma vez que a Rede Postal Noturna é de alocação exclusiva”.

A adaptação à malha aérea reduzida foi feita ainda no primeiro semestre, conta também a Sequoia, que aponta soluções foram encontradas, como o “rodoviário express” e abertura de novos centros de distribuição com descentralização logística. “A razão é que de fato há um aumento de prazos para entrega dos pedidos por conta do volume. É um volume muito grande concentrado em um único dia, os sites para não terem reclamações e evitarem uma promessa que não seja cumprida, acabaram oferecendo um prazo de entrega maior”, diz o presidente da companhia, Armando Marchesan Neto. A empresa também aumentou em 1.200 pessoas o quadro de funcionários.

A empresa DHL Express disse que conta com dois aviões dedicados e que foi feita “uma forte atuação junto as companhias aéreas” para que os clientes não perderem venda ou velocidade na entrega ao consumidor final. Desde o começo do ano, a empresa contratou 139 funcionários, 105 deles desde o início da pandemia.

O vice-presidente comercial e de operações da Mandaê, empresa que conecta varejistas on-line e transportadoras, Bruno Noale, explica que o aumento de prazos na Black Friday já um padrão, já que as transportadoras costumam precisar de maior prazo para expedição devido aos volumes maiores do que o restante do ano. A companhia estima um crescimento de de 160% nas encomendas entregues, para algo em torno de 500 mil a 600 mil entregas.

Para lidar com essa demanda, a Mandaê duplicou a equipe de profissionais que atuam no operacional e aumentou em 40% o time de atendimento ao cliente. Também foram contratados 70 colaboradores temporários, além de ter ampliado em 60% a frota de veículos, e locado equipamentos extras, como empilhadeiras e cubômetros, e efetivado um turno extra de operação aos finais de semana.

Na metade do ano a DHL também começou a testar o uso de armários inteligentes em sua estrutura de entrega, em parceria com a Clique Retire. Os lockers da DHL estão em estações de metrô do Rio de Janeiro, com intuito principal de atender moradores de bairros em que a companhia não conseguia acesso.

Além da DHL, a Clique Retire fez parcerias com as redes de shoppings centers Aliansce Sonae, BR Malls e CCP Cyrela, a rede postos BR Distribuidora e a varejista B2W. “Nascemos como uma solução logística de última milha. Conforme ampliamos a escala, conseguimos reduzir em cerca de 30% o preço final do frete”, diz o diretor executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo.

Fonte: Valor Econômico

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