29/07/2025

Empresa cria serviço para otimizar transporte de cargas ao Porto de Santos

 Empresa cria serviço para otimizar transporte de cargas ao Porto de Santos



A Brado Logística anunciou a criação de um novo serviço para o transporte de cargas de exportação entre a região de Campinas, no interior de São Paulo, ao Porto de Santos (SP). Segundo a empresa, o serviço conta com colaboração de transportadores que já realizam o transporte de cargas de importação para a região.


O novo serviço funciona da seguinte forma: em vez de os caminhões voltarem vazios ao Porto de Santos após a entrega de produtos importados no polo industrial de Campinas, os veículos são usados para levar cargas de exportação da Brado, a partir de seu terminal no município de Sumaré. Ou seja, dinamizando o mercado da importação, a companhia consegue reduzir custos e otimizar o fluxo de transporte.


A solução, denominada ‘Frete Sinergia’ integra o projeto ‘Carrossel da Brado’, que prevê investimento de R$ 260 milhões até 2030 nos terminais de Sumaré e também em Rondonópolis (MT).


A operação de exportação da Brado em Sumaré movimentou, em maio de 2025, cerca de 700 caminhões, carregados com produtos como algodão, madeira, carne bovina, farelos de soja e milho (DDG), minério e outros.


O gerente de Pricing e Experiência do Cliente da Brado, Thiago Estevam, destacou que, ao conectar o retorno dos veículos que carregam produtos importados à demanda de exportação, a operação fica mais eficiente e com potencial de redução de custos para todos os envolvidos.


“A agilidade do nosso terminal em Sumaré é um ponto-chave. As transportadoras de importação podem descarregar seus contêineres vazios de forma rápida e aproveitar a oportunidade de carregar nossas cargas de exportação, otimizando o tempo de seus veículos e de seus motoristas”, disse o executivo.


De acordo com Estevam, a principal vantagem apontada para o novo serviço é a otimização do uso da capacidade de transporte de cargas. Ao realizar uma integração entre os produtos de importação e exportação, é possível combinar as cargas da Brado e de parceiras, permitindo às transportadoras obter receitas em rotas que antes seriam percorridas sem carga.


O terminal da Brado em Sumaré opera 24 horas por dia, sete dias por semana, o que favorece a rápida descarga de contêineres vazios e a imediata recarga com produtos de exportação. Essa agilidade é crucial para otimizar a jornada de veículos e motoristas.


Fonte: Be News



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.