06/10/2020

Emenda sugere retirada de percentual obrigatório de tripulação

 Emenda sugere retirada de percentual obrigatório de tripulação


Redação original do PL 4199 (BR do Mar) prevê mínimo de dois terços de brasileiros em cada embarcação afretada. Emenda prevê manutenção da obrigatoriedade de comandante, mestre de cabotagem, chefe de máquinas e condutor de máquinas

Uma proposta de emenda sugere a retirada do percentual mínimo de nacionalidade de tripulação previsto no projeto de lei 4199/2020 (BR do Mar). O texto original do PL prevê que embarcações afretadas tenham tripulação composta de, no mínimo, dois terços de brasileiros em cada nível técnico do oficialato, incluídos os graduados ou subalternos, e em cada ramo de atividade, nas áreas do convés e de máquinas.

A emenda proposta não mexe com os demais incisos do artigo 9º do PL, que preveem a obrigatoriedade de comandante, mestre de cabotagem, chefe de máquinas e condutor de máquinas serem brasileiros, e que as operações de cabotagem sejam amparadas em contrato de seguro marítimo, por meio do qual o segurador ficará obrigado a indenizar as perdas e os danos decorrentes de quaisquer fatos ou atos da navegação objeto do contrato. As embarcações afretadas deverão submeter-se a inspeções periódicas pelas autoridades brasileiras.

O argumento é que a emenda vai contribuir com a elevação da oferta de mão de obra para o setor, o que tem o potencial de reduzir os fretes e elevar a competitividade do transporte de cabotagem em relação aos outros modais. O autor da emenda é o deputado Lucas Gonzalez (Novo/MG). “O texto proposto pela redação original, ao definir percentual mínimo de tripulação brasileira, restringe a oferta de mão de obra para provimento da tripulação, o que pode acarretar elevação artificial do preço neste mercado. Dessa forma, a restrição apresentada confronta diretamente com os objetivos elencados no Projeto de Lei”, justificou.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.