19/04/2022

Drones e Metaverso já fazem parte da realidade dos Operadores Logísticos

 Drones e Metaverso já fazem parte da realidade dos Operadores Logísticos



Você sabe o que é Blockchain e Metaverso? Aqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar o último dia de programação da Rota Fenatran, na tarde desta quinta-feira, aprenderam um pouco sobre esses dois termos, tão atuais e, ao mesmo tempo, ainda permeados de dúvidas. Os conceitos, assim como a sua aplicabilidade nos setores de logística e transporte, foram apresentados durante o painel "Novas tecnologias que impactarão o transporte", que contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo da ABOL, Djalma Vilela.


Também à frente da Multilog, o executivo destacou o crescente e constante investimento dos Operadores Logísticos (OLs) em tecnologia e inovação, com destaque para as Logtechs, startups ligadas ao setor. "Quando olhamos o mercado global de cargas, a gente já vê iniciativas de aplicações de blockchain, por exemplo, mas isso é uma jornada, muitos ainda estão em fase de laboratório e testes, mas já temos casos práticos. O futuro é hoje", destacou Vilela, logo no início das apresentações sobre o tema.


Durante todo o painel, Vilela esteve atento ao significado dos conceitos e suas diretrizes. Ele chegou, inclusive, a ser instigado pelos participantes sobre a criação pela ABOL de um Metaverso do Transporte. "É possível que haja um Metaverso do transporte e a ABOL deveria ser detentora. As associações precisam gerar mais valor aos patrocinadores, criar novos modelos de relação, um novo nível de engajamento, com novas formas de entrega e retorno sobre investimentos. Temos que fazer esse Metaverso", afirmou o CEO da Dorier Group Brazil, Ney Neto.


Mas, afinal, o que é Metaverso e Blockchain? De acordo com o executivo do Blockchain Research Institute (BRI) no Brasil, Carl Amorim, Blockchain são dados permanentes, é a possibilidade de fazer transações de ativos sem intermediários. "O Blockchain traz eficiência, garante contratos inteligentes com aplicativos que gerenciam esse fluxo de informações, com Inteligência Artificial capaz de tornar a cadeia de distribuição eficiente no nível Netflix. O Blockchain permite monitoramento da carga, menor tempo de espera do produto nos armazéns e diminui o tempo de trânsito da documentação. Ele permite que você crie uma mudança cultural na forma como se relaciona com o frete", explicou.


Quando se trata de Metaverso, Neto, desmistificou o conceito criado por Mark Zuckerberg ao tratar do novo Facebook, chamado de Meta. "É um espaço virtual coletivo e compartilhado que se cria pela convergência de várias realidades, físicas e digitais. É o alinhamento de todos os planetas digitais interativos. É o futuro da internet. Por trás do Metaverso tem algo chamado Web3, que é uma revolução. No Metaverso, por exemplo, seria possível a pessoa se sentir de fato com a gente aqui, agora". 


Diante das explicações e do que está por vir, Vilela mostrou como esses avanços já começaram a integrar o universo dos OLs. A execução da chamada Last Mile (última milha) por drones foi uma das soluções inovadoras apontadas pelo presidente da ABOL. Nos Estados Unidos e em clínicas rurais da África, mencionou o executivo, doses de vacinas contra o Covid chegaram a ser transportadas via drone de forma muito assertiva por um dos OLs do grupo. "Nos grandes centros, até 10 quilômetros, muitas encomendas já estão sendo entregues por drones. Outras aplicações dos equipamentos acontecem em armazéns para que seja feito o inventário de posições pallets. Também temos casos práticos de utilização de drones para o gerenciamento de posições de caminhões em áreas descobertas".


Segundo Vilela, o Metaverso também já começa a se aproximar da rotina dos Operadores. "O cliente consegue fazer controle de temperatura dos armazéns por realidade mista, com óculos e outros dispositivos de acesso. Dentro da Realidade Virtual (RV), também temos associadas que vêm usando simuladores mais realistas para treinamento de motoristas, com riscos de estradas, obstáculos, acidentes, estradas sinuosas", finalizou Vilela.



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.