A DHL Supply Chain anunciou a aquisição de 40 veículos urbanos de carga como parte de sua agenda de descarbonização. Com a novidade, a frota elétrica da companhia chega aos 70 veículos (entre utilitários e caminhões), além de contar com ciclistas para entregas de menor distância e peso. A DHL estima que irá evitar a emissão de cerca de 22 mil toneladas de CO2 em cerca de 30 anos com a frota atual e novas aquisições, contribuindo assim de forma significativa para sua meta de zerar emissões até 2050.
Com capacidade de até 4,1 toneladas, o novo modelo adquirido foi o Jac iEV1200T, 100% movido a energia elétrica. O veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 250 km e baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, o silêncio, a baixa trepidação na rodagem e a agilidade na recarga.
A DHL Supply Chain vai utilizar os veículos para coletas e entregas em diversas regiões do Brasil, principalmente para os mercados de varejo, e-commerce, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados. A companhia fechou também projetos para descarbonizar trechos inteiros de distribuição, como é o caso do trabalho realizado para uma grande marca de cosméticos, no qual a DHL eletrificou as entregas para todas as lojas de São Paulo. Há a possibilidade ainda de levar este perfil de entrega a outras capitais do Brasil.
Além disso, a companhia anunciou também o aprofundamento da diversidade em sua equipe, com o aumento do número de motoristas mulheres, parte do projeto Mulheres na Estrada. Para expandir seu time atual de aproximadamente 40 motoristas, a DHL Supply Chain planeja abrir vagas para contratação de motoristas profissionais na Grande São Paulo e pretende preencher 70% das oportunidades com profissionais mulheres e 30% homens.
“Desenhamos esse passo com muito cuidado para avançar em dois valores fundamentais para a DHL Supply Chain: a sustentabilidade e a promoção da diversidade. Com os novos caminhões, haverá um impacto grande, pois a capacidade de carga deles é muito superior aos veículos utilitários, possibilitando que utilizemos esse perfil de veículo em uma gama maior de projetos logísticos. Conseguimos também chegar a mais mercados e regiões do país com um impacto ambiental quase zero. Em relação à diversidade, já tínhamos práticas consolidadas de promoção entre nossa equipe de armazenagem e nas lideranças e agora conseguimos chegar também aos motoristas”, afirma Fábio Miquelin, vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain.
Fonte: Tecnologística