A DHL, parceira oficial de logística da Fórmula 1 e detentora da parceria mais duradoura do esporte, com 21 anos de colaboração, deu continuidade a seu suporte ininterrupto ao Campeonato Mundial em 2025. A operação envolve o transporte de até 1.200 toneladas de carga de alto valor por corrida, incluindo carros, motores, pneus e equipamentos de transmissão, contando com uma equipe especializada de 100 profissionais de Motorsports para garantir a entrega das 24 etapas do calendário, distribuídas em cinco continentes.
“Temos muito orgulho dessa parceria, pois esse compromisso reflete a expertise que nos permite apoiar o esporte com a logística ininterrupta necessária para um evento global tão prestigiado, ao mesmo tempo em que avançamos em nossos objetivos compartilhados de sustentabilidade através de soluções logísticas inovadoras,” afirma Arjan Sissing, Chefe de Marketing de Marca do Grupo DHL.
“A operação brasileira desempenha um papel importante dentro da nossa rede global, especialmente no modal terrestre, fundamental para eficiência e redução de emissões. Estamos comprometidos em ampliar soluções sustentáveis e garantir uma logística ágil e confiável para apoiar a temporada da Fórmula 1.” afirma Amaury Vitor, Diretor de Operações Ground da DHL Express Brasil.
A parceria reafirma o forte compromisso mútuo com a sustentabilidade e a meta da Fórmula 1 de alcançar a neutralidade de carbono (Net Zero até 2030). Para apoiar esse objetivo, a DHL está desenvolvendo e facilitando soluções logísticas multimodais sustentáveis, incorporando frete rodoviário, aéreo e marítimo.
Como parte de sua estratégia ultra eficiente, a Fórmula 1 fez investimentos em Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em 2024, por meio do serviço GoGreen Plus da DHL. O uso do SAF proporciona uma redução estimada de 80% nas emissões de carbono associadas por voo. Estima-se que, ao longo da temporada de 2024, a iniciativa tenha economizado mais de 8.000 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), em comparação com o uso de combustível de aviação convencional.
Adicionalmente, a DHL opera 51 caminhões movidos a biocombustível (como HVO) na etapa europeia da temporada. Esses veículos, que incluem 14 dedicados à entrega de geradores de transição de energia renovável, alcançam, em média, uma redução de 83% nas emissões de gases de efeito estufa. Para 2025, o trabalho visa expandir essa frota para apoiar toda a comunidade F1.
“A Fórmula 1 tem compromissos claros de sustentabilidade e nossa parceria com a DHL é importante nesta jornada,” comenta Ellen Jones, Chefe de Sustentabilidade da Fórmula 1. “Juntos, estamos implementando soluções que reduzem nossa pegada de carbono e apoiarão a entrega do nosso compromisso Net Zero até 2030.”
Calendário e otimização geográfica
O Campeonato de 2025 é composto por 24 corridas em cinco continentes, começando com o Grande Prêmio da Austrália (14 a 16 de março) e terminando no Grande Prêmio de Abu Dhabi (5 a 7 de dezembro). O calendário inclui três triple headers e dois double headers. A Fórmula 1 continua ajustando a ordem das corridas para melhorar o fluxo geográfico e, assim, reduzir as emissões de carbono do evento.
“A entrega da logística complexa para a Fórmula 1 exige precisão e dedicação,” diz Paul Fowler, Chefe de Logística Global de Motorsports da DHL Global Forwarding. “Nossa parceria com a Fórmula 1 destaca nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade na logística global.”
Combinando inovação e eficiência, DHL e Fórmula 1 seguem juntos, garantindo que cada etapa da temporada seja entregue com segurança, pontualidade e responsabilidade ambiental.
Fonte: Portal R7