07/01/2025

DHL e Green Eletron otimizam logística reversa de eletrônicos com nova operação

 DHL e Green Eletron otimizam logística reversa de eletrônicos com nova operação



A DHL Supply Chain redesenhou a operação logística da Green Eletron, reduzindo em um terço as viagens e os custos associados à coleta e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas. O novo modelo operacional, iniciado na cidade de São Paulo, será expandido para outras regiões do país. A iniciativa está alinhada com a meta da Lei 10.240/2020, que exige o aumento do percentual de eletrônicos reciclados de 12% para 17% até 2025. Em 2023, a Green Eletron reciclou mais de 4,2 mil toneladas de eletrônicos e 160 toneladas de pilhas.


Segundo a empresa, o novo formato possui uma operação dedicada com coletas em 40 pontos de descarte da Green Eletron em São Paulo percorridos de forma periódica. Os veículos utilizados terão uma plataforma para facilitar o carregamento. Os equipamentos descartados são levados então ao centro de distribuição da DHL em Barueri, onde são armazenados temporariamente até sua entrega consolidada aos operadores de manufatura reversa/recicladores homologados pela Green Eletron.


Para o diretor de Operações da DHL Supply Chain, Deividy Martins, o projeto tem um caráter duplamente sustentável. “Primeiro, garante que os equipamentos eletrônicos sejam corretamente descartados, conforme a Lei 12.305/2010. Segundo, pois reduziu o número de viagens. Este projeto evidencia também como a logística pode agregar valor aos negócios”, disse.


O gerente de processos LLP da DHL Supply Chain, Vinícius Viegas Lima, explicou que a estratégia logística foi desenhada para otimizar a coleta e a gestão de resíduos eletrônicos. O enfoque esteve na proposta de soluções que melhoraram a eficiência da cadeia logística, assegurando conformidade regulatória e alinhamento com as melhores práticas de mercado. Por meio desta parceria, contribuímos para a criação de uma operação mais inovadora e eficaz, atendendo tanto aos objetivos de expansão da Green Eletron quanto às demandas crescentes do setor dentro da DHL”, ressaltou.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Logística refrigerada impõe desafios

13/02/2026

Logística refrigerada impõe desafios

Com uma capacidade frigorífica de mais de 18 milhões de m3, segundo dados da Global Cold Chain Alliance, o Brasil figura entre os 20 maiores mercados de armazenagem refrigerada do mundo. (...)

Leia mais
 Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

11/02/2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Dados do ano passado estão consolidados no Painel Estatístico da ANTAQOs dados estatísticos que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresenta para o (...)

Leia mais
 ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

10/02/2026

ABOL apresenta prioridades logísticas para 2026

O primeiro grande evento presencial da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos - ABOL já tem data para acontecer. No dia 12 de fevereiro, em São Paulo, alguns dos principais nome (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.