03/12/2021

DF terá Complexo de Exportação e Logística que gerará 50 mil empregos

 DF terá Complexo de Exportação e Logística que gerará 50 mil empregos


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (1º/12), o projeto de lei que cria o Complexo de Exportação e Logística do DF. O objetivo é fomentar o investimento produtivo de capital nacional e estrangeiro na área de logística de Brasília, assim como aumentar a competitividade das exportações.

O PL nº 1.690/21, de autoria do deputado Delmasso (Republicanos) recebeu 15 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, o texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com a proposição, o Poder Executivo poderá estabelecer incentivos fiscais, creditícios e financeiros para a implantação de empresas nas áreas de logística e exportação, bem como criar “zona de processamento de exportação”, junto ao governo federal, no Complexo. O autor da matéria avalia que a medida vai atrair mais de 50 mil empregos para a capital do Brasil.

O Complexo Logístico, segundo o texto, será integrado pelo Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte, Setor de Transporte Rodoviário e Cargas, Aeroporto Internacional de Brasília, Polo Industrial JK, Setor G Sul de Taguatinga, além das Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADE’s).

Segundo o deputado Delmasso, o complexo “fortalecerá a vocação econômica do Distrito Federal”, uma vez que incentiva a atração de empresas. “Tenho certeza que a implementação desse projeto, virando lei, sendo sancionado pelo governador, vai atrair mais de 50 mil empregos para a capital da República”, afirmou.



Fonte: Metrópole

Notícias Relacionadas
 Movecta eleva controle operacional em terminais alfandegados

05/02/2026

Movecta eleva controle operacional em terminais alfandegados

A Movecta anunciou a modernização de suas operações voltadas a cargas refrigeradas com a adoção da tecnologia ReefWatch, voltada ao monitoramento em tempo real da temperatura de contêine (...)

Leia mais
 Movimento de caminhões cresce 11,6% nos portos secos da Multilog em 2025

04/02/2026

Movimento de caminhões cresce 11,6% nos portos secos da Multilog em 2025

O movimento de caminhões nos portos secos administrados pela Multilog cresceu 11,6% em 2025, totalizando 446.966 veículos. O desempenho reflete a intensificação do comércio no Mercosul, (...)

Leia mais
 Recorde histórico no tratamento de cargas agrícolas e florestais no terminal de Rondonópolis

02/02/2026

Recorde histórico no tratamento de cargas agrícolas e florestais no terminal de Rondonópolis

A Brado, operadora de logística multimodal, alcançou um recorde histórico em dezembro ao realizar o tratamento fitossanitário de 874 contêineres com cargas agrícolas e florestais no term (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.