02/06/2025

Demanda por galpões logísticos cresce no Sul e Nordeste

 Demanda por galpões logísticos cresce no Sul e Nordeste



Apesar da concentração histórica do mercado de condomínios industriais e logísticos nas regiões Sudeste, está em alta a demanda no Sul e Nordeste, segundo a consultoria Newmark. Essas regiões já ocupam, respectivamente, o 4º, 5º e 6º lugares em volume de estoque nacional, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  


No primeiro trimestre deste ano, o maior volume de novo estoque foi entregue em Pernambuco, que respondeu por 35% do total nacional (495 mil m²), com forte concentração em Jaboatão dos Guararapes. Com a 3ª maior absorção líquida do país no período. 


Em Minas Gerais, a demanda foi puxada pelos setores de logística, distribuição e transporte, especialmente nas cidades de Extrema e Ribeirão das Neves. Já em São Paulo, Cajamar liderou em absorção líquida. No Nordeste, os destaques foram Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, com forte presença do e-commerce como principal ocupante. “A expansão da demanda para além do eixo tradicional Sudeste mostra uma tendência importante na dinâmica do segmento de condomínios de galpões no país. Regiões como o Nordeste estão em busca de consolidação como polos estratégicos, tanto pelo crescimento do e-commerce quanto por melhorias na infraestrutura. Essa movimentação abre novas oportunidades para empresas que buscam eficiência e capilaridade em suas operações”, destaca Mariana Hanania, head de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark.


Fonte: Veja



Notícias Relacionadas
 Movecta eleva controle operacional em terminais alfandegados

05/02/2026

Movecta eleva controle operacional em terminais alfandegados

A Movecta anunciou a modernização de suas operações voltadas a cargas refrigeradas com a adoção da tecnologia ReefWatch, voltada ao monitoramento em tempo real da temperatura de contêine (...)

Leia mais
 Movimento de caminhões cresce 11,6% nos portos secos da Multilog em 2025

04/02/2026

Movimento de caminhões cresce 11,6% nos portos secos da Multilog em 2025

O movimento de caminhões nos portos secos administrados pela Multilog cresceu 11,6% em 2025, totalizando 446.966 veículos. O desempenho reflete a intensificação do comércio no Mercosul, (...)

Leia mais
 Recorde histórico no tratamento de cargas agrícolas e florestais no terminal de Rondonópolis

02/02/2026

Recorde histórico no tratamento de cargas agrícolas e florestais no terminal de Rondonópolis

A Brado, operadora de logística multimodal, alcançou um recorde histórico em dezembro ao realizar o tratamento fitossanitário de 874 contêineres com cargas agrícolas e florestais no term (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.