O custo com logística no país bateu recorde em 2020 e chegou a 12,6% do PIB, segundo pesquisa inédita do Instituto Ilos antecipada pelo blog.
De acordo com Maurício Lima, sócio-diretor do Ilos, as despesas com transportes durante a pandemia pressionaram os custos logísticos. Como proporção do PIB, esses gastos saltaram de 7,7% para 8,3%.
-- Apesar da queda de 4,1% do PIB brasileiro, houve aumento da demanda por transportes, com a mudança no padrão de consumo pela pandemia. Também houve maior exportação de grãos e de minério de ferro – explicou Lima.
Dos quatro segmentos que compõem os custos com logística, houve aumento dos transportes, estabilidade em gastos administrativo (0,5%), e armazenagem (0,9%). Já as despesas com estoques caíram de 3,2% para 3%, pela redução da taxa básica de juros.
Para este ano de 2021, segundo Maurício Lima, a tendência será de novo recorde nos custos logísticos, novamente puxado por transportes, que sentem o peso do aumento dos preços dos combustíveis.
Fonte: O Globo
03/07/2025
Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga referentes a maio de 2025. Os dados a (...)