16/08/2022

Crescimento do setor logístico exige habilidades diferenciadas do 'profissional 4.0'

 Crescimento do setor logístico exige habilidades diferenciadas do 'profissional 4.0'



Dados do Banco Nacional de Empregos (BNE) de 2021 indicam um aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte nos primeiros cinco meses de 2021, quando foram mapeadas mais de 13 mil novas oportunidades. Segundo o levantamento, o setor registrou quase 4 mil postos de trabalho a mais do que o observado no mesmo período em 2020. Os números evidenciam a alta do setor de logística, com o mercado em crescimento. Portanto, as habilidades necessárias ao profissional da área logística também mudaram. Pensando nisso, a RoutEasy, startup especializada em otimização, gestão e orquestração de logística, listou cinco delas, divulgadas por meio de sua assessoria de comunicação.


Confira as dicas


Inteligência de dados


Neste setor, ser capaz de interpretar os dados é fundamental para reconhecer padrões e tendências, identificar gargalos e propor melhorias. Ter informações em tempo real sobre todos os processos de entrega é essencial tanto para as marcas quanto para os seus consumidores. "Saber interpretar a visibilidade da operação, como, por exemplo, onde está a entrega, qual a situação do pedido e daqui a quantos dias ou horas ela estará no destino estreita a relação de confiança entre os e-commerces e seus clientes", pontua Caio Reina, CEO e fundador da startup. "A RoutEasy, por sua vez, contribui para a área de Business Inteligence das empresas com uma interface simples para que os usuários criem seus relatórios e dashboard para dar suporte e argumento às tomadas de decisão", diz.


Adaptabilidade a novas tecnologias


As novas soluções tecnológicas são fundamentais para as empresas que querem se manter competitivas e ficam para trás os profissionais que não se adaptam - ainda mais quando já estamos falando de inteligência artificial, aprendizado de máquina, entregas com veículos autônomos, drones, internet das coisas e todas as necessidades do consumidor 4.0.No sistema da RoutEasy, por sua vez, a inteligência artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final.


Resolução de problemas


Pode parecer clichê, mas as habilidades de resolução de problemas de alto nível são essenciais para o sucesso profissional de quem está buscando uma carreira em logística, principalmente porque um pequeno erro pode afetar todas as etapas seguintes. O profissional 4.0 deve ser capaz de lidar com mudanças repentinas e gerenciar crises.


Capacidade de análise do macroambiente


É preciso ter muito claro qual é o papel de cada setor e de cada indivíduo da equipe, principalmente porque, como dito anteriormente, as etapas estão interligadas e o trabalho de um pode afetar o de todos. O profissional 4.0 deve conseguir "sair da caixa" para ser capaz de ajudar outras equipes a identificar problemas e propor soluções.


Foco no cliente


Todas as habilidades listadas acima são parte da ideia macro de focar no cliente e em suas necessidades. Dessa forma, adotar ferramentas de melhoria contínua de processos para descobrir como alcançar a máxima eficiência e garantir o melhor serviço para as marcas.


Fonte: Jornal do Comércio



Notícias Relacionadas
 Escasssez de talentos e a demanda por capacitação

25/04/2025

Escasssez de talentos e a demanda por capacitação

A Revista GLOBAL, mídia oficial da INTERMODAL e uma das mais relevantes sobre logística e transporte nacional, traz na publicação especial para a feira uma matéria sobre (...)

Leia mais
 VP da FedEx reforça operação multimodal e uso de Inteligência Artificial no Brasil

25/04/2025

VP da FedEx reforça operação multimodal e uso de Inteligência Artificial no Brasil

Durante a Intermodal South America 2025, a FedEx apresentou novidades e reforçou a diversidade do portfólio oferecido no Brasil. Em entrevista exclusiva à MundoLogística, a Vice-presiden (...)

Leia mais
 Movecta tem lucro recorde em 2024

25/04/2025

Movecta tem lucro recorde em 2024

A Movecta terminou 2024 com faturamento de R$ 789 milhões, apontando alta de 19,2% frente a 2023, quando contabilizou receitas de R$ 662 milhões. O Ebitda contábil (lucros ant (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.