27/11/2024

Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação

 Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação



Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios "cada vez maiores", que respeite os requisitos da política de descarbonização na navegação marítima.


No transporte fluvial, Costa Filho reforçou que o governo tem preparado a concessão de cinco hidrovias que devem aumentar a participação desta modalidade na matriz de transporte e logística. Segundo ele, a cada 25 barcaças colocadas em operação, 500 caminhões deixam de transportar carga nas rodovias, o que representa redução de custos e emissão de gases de efeito estufa.


Para o setor de aviação civil, o ministro de Portos e Aeroportos disse que uma das principais políticas públicas foi definida na Lei do Combustível do Futuro. Ele destacou que, com a nova legislação, o setor recebeu a meta de iniciar e ampliar o consumo de combustível sustentável de aviação (SAF) em 1% em 2027 e alcançar o percentual de 10% até 2037.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

20/01/2026

Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

A implantação da DUIMP (Declaração Única de Importação) está ocorrendo de forma gradual, com fases de obrigatoriedade por modal de transporte e com fundamento legal. Começou em novembro (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

20/01/2026

DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

A DHL Supply Chain, empresa do DHL Group e líder em armazenagem e distribuição, ampliou e renovou sua frota própria no Brasil com a aquisição de 75 caminhões Mercedes-Benz. A operação co (...)

Leia mais
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.