22/03/2021

“Contexto é dramático, mas seguimos com as reformas”, diz Guedes a “Contexto é dramático, mas seguimos com as reformas”, diz Guedes a

 “Contexto é dramático, mas seguimos com as reformas”, diz Guedes a “Contexto é dramático, mas seguimos com as reformas”, diz Guedes a


O Brasil seguirá implementando reformas para atrair investimentos, disse nesta sexta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista aos jornais espanhóis “Expansión” e “El Mundo”. Segundo ele, os novos marcos regulatórios de gás natural, saneamento e cabotagem, o “novo marco fiscal” e a independência do Banco Central criam um ambiente favorável para o investimento no país.

Ao falar do futuro, Guedes citou as propostas de privatização da Eletrobras e dos Correios e disse que o ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que o Brasil pleiteia, tem entre seus objetivos reduzir custos de logística, disse.

O ministro disse que a covid-19 é “uma tragédia de dimensões bíblicas” que interrompeu a agenda de reformas. A pandemia se espalha rapidamente e com novas cepas, aparentemente mais mortais, afirmou. “A reação só pode ser uma: vacinação em massa”, forma de garantir uma volta segura ao trabalho.

Em relação às medidas econômicas adotadas durante a pandemia, ele destacou o pagamento do auxílio emergencial, que aumentou a inclusão bancária, e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem), que preservou 11 milhões de empregos.

Guedes disse que o país gastou 8,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para salvar vidas e proteger empregos, mais que outros emergentes, e que por isso a economia só recuou 4,1% no ano passado, menos do que a dos países ricos. Em 2020, o Brasil criou 140 mil empregos com carteira assinada. Segundo ele, o “único” país que não destruiu postos de empregos formais.

Moeda e câmbio\
“Por favor, invistam no Brasil”, pediu o ministro ao fim da entrevista, ressaltando que o país tem um mercado de mais de 200 milhões de consumidores. Ainda de acordo com ele, a taxa de câmbio próxima de R$ 5 por dólar, resultado da pandemia e do problema político interno, é um excelente se investir no Brasil, defendeu o ministro.

Segundo Guedes, as taxas de juros de longo prazo subiram no curto prazo para garantir que as taxas mais longas sigam baixas e o país possa seguir com a consolidação fiscal e o controle da inflação. O Brasil renovou o auxílio emergencial com compromisso com o marco fiscal, disse.

A independência do Banco Central também demonstra o compromisso do governo com a estabilidade dos preços, disse. Diferentemente dos presidentes anteriores, que teriam usado a política monetária para serem reeleitos, Jair Bolsonaro renunciou a essa possibilidade e permitiu a “despolitização da moeda”. Com isso, deu exemplo de compromisso com as instituições, afirmou.

Guedes repetiu que, após 30 anos de “hegemonia política da centro-esquerda”, dos “sociais-democratas”, o Brasil “passou para a centro-direita”. Agora fora do poder, aquele grupo vendeu uma imagem negativa do Brasil no exterior, reclamou. Mas o desmatamento da Amazônia não surgiu nos dois últimos anos, assim como não é de agora a má qualidade da educação, disse.

Notícias Relacionadas
 Governo apresenta nova rota ao Pacífico pelo Acre na Rússia em busca de atrair indústrias de fertilizantes ao estado

25/11/2025

Governo apresenta nova rota ao Pacífico pelo Acre na Rússia em busca de atrair indústrias de fertilizantes ao estado

O governo do Estado, por meio de uma comissão institucional designada pela Casa Civil, participou ao longo da última semana de agendas estratégicas em Moscou, capital da Rússia, após con (...)

Leia mais
 Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

24/11/2025

Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

Mesmo com as longas distâncias geográficas e culturais, a forte parceria comercial entre China e Brasil deve continuar crescendo. Os investimentos chineses já estabelecidos até agora, qu (...)

Leia mais
 Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

24/11/2025

Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

A Andreani Logística celebra um marco em sua jornada de sustentabilidade. Em 12 meses, a companhia estruturou uma área dedicada ao tema, finalizou seu Plano Diretor de ESG e superou uma (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.