15/12/2023

Congresso derruba veto à desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia

 Congresso derruba veto à desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia



O Congresso Nacional rejeitou o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O texto, que havia sido vetado integralmente, será  agora promulgado como lei.


O benefício acabaria em 31 de dezembro de 2023 e será prorrogado até 31 de dezembro de 2027, como previa o Projeto de Lei 334/23. A renúncia com a desoneração no setor privado é estimada pelo Ministério da Fazenda em cerca de R$ 9,4 bilhões.


Com a desoneração, as empresas beneficiadas podem optar pelo pagamento das contribuições sociais sobre a receita bruta com alíquotas de 1% a 4,5% em vez de pagar 20% de INSS relativo aos empregados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


No Senado Federal, foram 60 votos pela rejeição do veto e 13 a favor. Na Câmara dos Deputados, houve 78 votos a favor do veto e 378 por sua rejeição.


Municípios


Outro ponto do projeto da desoneração que vai virar lei diminui, reduz de 20% para 8% a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha dos municípios com população de até 142.632 habitantes. A medida beneficia 5.300 municípios, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios.


Fonte: Câmara dos Deputados



Notícias Relacionadas
 JSL abre vagas para refugiados e migrantes em Guarulhos

17/10/2025

JSL abre vagas para refugiados e migrantes em Guarulhos

A JSL abrirá na próxima segunda-feira (20) as inscrições para a terceira edição do programa Conectando Fronteiras, iniciativa que visa a inclusão e a empregabilidade de refugiados e migr (...)

Leia mais
 Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL

17/10/2025

Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL

O comércio global continua a mostrar resiliência, mesmo diante de tarifas norte-americanas que alcançam níveis inéditos desde a década de 1930. Uma atualização do DHL Global Connectednes (...)

Leia mais
 Os caminhos da Brado para garantir novos destinos para o algodão

16/10/2025

Os caminhos da Brado para garantir novos destinos para o algodão

A produção de algodão no Brasil deve crescer 5,7% frente a 2024, chegando em 3,9 milhões de toneladas neste ano. Mas o mapa das exportações atravessa uma mudança, com uma saída parcial d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.