Os hábitos de compra mudaram. Conveniência, personalização e rapidez são palavras-chave para tomada de decisão do consumidor atual. O comércio eletrônico se apresenta como um canal que une todas essas demandas em um único lugar. Além disso, 27% dos millennials deixariam de comprar em uma loja que não entregasse seus produtos no mesmo dia.
Sem contar nos desafios atuais do varejo com prazos, extensão da malha rodoviária e custos com frete. Como forma de otimizar esse processo, o fulfillment aparece como uma alternativa, comentou Carolina Soares, gerente de vendas da DHL Supply Chain, durante a Conferência Goiás 2024.
Para a palestrante, o fulfillment auxilia na redução de prazos de entrega e oferece maior eficiência logística com custo menor. Entre as suas diversas modalidades, nos marketplaces, a estratégia melhora o nível do serviço e das vendas dos sellers.
Enquanto o fullfilment omnicanal aparece como o mais adotado, e ao mesmo tempo, é o menos eficiente, devido à diversidade de processos que concentra, afirmou a executiva. Outra alternativa é o fulfillment network, que possibilita o avanço de estoques para públicos de determinadas regiões. Por fim, o fulfillment em lojas, onde as lojas funcionam como centros de distribuição.
Fonte: Ecommerce Brasil