18/07/2022

CONCEITO LEED: O QUE É E COMO FUNCIONA?

 CONCEITO LEED: O QUE É E COMO FUNCIONA?



Você sabe o que é certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design)?


É um sistema de certificação internacional que tem como objetivo reconhecer as empresas que investem em sustentabilidade ambiental em edificações. O conceito Leed é usado em mais de 160 países e tem transformado a percepção de diversas empresas sobre a importância de investir em projetos, obras e nas operações das edificações, focando na sustentabilidade de suas atuações.


A certificação Leed é tão importante que se tornou referência em diversos projetos de prédios verdes. Ou seja, aqueles considerados sustentáveis. Esse conceito pode ser utilizado em qualquer tipo de construção, até mesmo em galpões logísticos e indústrias de forma geral.


Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a certificação Leed e como ela é importante para o setor logístico.


BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO LEED NO BRASIL


De acordo com especialistas, a certificação Leed tem influenciado muito na construção civil do Brasil. Atualmente, muitas empresas passaram a se preocupar com a questão ambiental desde que o conceito chegou ao Brasil.


Os impactos positivos são muitos e vão desde o material utilizado na construção até a operacionalização e gestão dos prédios após a obra estar concluída.


No caso dos Centros de Distribuição e galpões logísticos, a sustentabilidade é essencial para reduzir os impactos ao meio ambiente e também de proporcionar o bem-estar dos funcionários, clientes e das comunidades próximas.


Seguir os padrões globais determinados para a certificação LEED significa investir em ações integradas para redução de impactos ambientais. A premiação é entregue pela Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e visa integrar o processo de planejamento da estrutura com a operacionalização e vida útil do empreendimento.


O QUE SÃO AVALIADOS PARA A CERTIFICAÇÃO LEED?


De acordo com a GBC Brasil, a certificação pode ser utilizada para todos os tipos de edifícios, além de poder ser aplicada a qualquer momento no empreendimento. A certificadora GBC faz uma profunda avaliação nas empresas que buscam a certificação Lee, analisando 8 dimensões.


As dimensões possuem práticas obrigatórias e recomendações para que a edificação seja considerada sustentável e apta à certificação. Cada item atendido, garante pontos à edificação. A pontuação é o que determina o nível de certificação recebida pelo empreendimento. Os pontos podem chegar de 40 a 110 pontos, com os seguintes níveis de certificações: Silver, Gold e Platinum.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DO LEED?





  • Econômicos: Reduz os custos operacionais; diminui os riscos regulatórios; valoriza a edificação. Além disso, moderniza o imóvel.
  • Sociais: Auxilia na segurança e prioriza a saúde dos colaboradores, clientes e fornecedores; conscientização dos funcionários sobre práticas sustentáveis e usuários; aumenta a produtividade dos profissionais; melhora a satisfação e bem-estar dos usuários, além de fomentar a Construção Sustentável.
  • Ambiental: Uso racional dos recursos naturais; redução do consumo de água e energia; mitigação dos efeitos das mudanças climáticas; utilização de materiais de baixo impacto ambiental; uso de tecnologia sustentável; reuso dos resíduos da construção e operacionalização.




COMO O LEED INFLUENCIA NO FUNCIONAMENTO DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICO?


Em primeiro lugar, o impacto é ambiental. Isso porque desde a obra do centro logístico tudo é sustentável. Na verdade, essa conscientização nasce desde o projeto e é colocado em prática durante e após a construção.


O impacto é positivo desde o primeiro instante do projeto. Também surge a eficiência hídrica e energética com a utilização de equipamentos inteligentes que influenciam na economia de água e de energia. Para um melhor aproveitamento energético, é possível utilizar energia alternativa, como a solar e, ainda, fazer uso de lâmpadas LEDs e sensores.


O bem-estar do funcionário também faz parte da certificação Leed para centros de distribuição. A edificação precisa ser projetada com a finalidade de proporcionar um ambiente saudável e agradável.


COOPERCARGA INVESTE EM SUSTENTABILIDADE


A Coopercarga é um operador logístico completo preocupado também com as soluções sustentáveis. Por isso, a empresa investe em práticas ambientais, sociais e de governança.


Isso significa que a Coopercarga trabalha com diretrizes de sustentabilidade alinhadas aos objetivos da ONU.


Dentre essas metas estão:





  • Fome zero;
  • Saúde e bem-estar;
  • Consumo e produção responsável;
  • Energia acessível e limpa;
  • Ação contra mudança global do clima;
  • Entre outras.




Por meio das ações de ESG da Coopercarga foi possível gerarmos um grande impacto positivo no planeta e os centros logísticos com o conceito LEED também fazem parte destas boas práticas.



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.