10/01/2023

Competição na logística contribui para crescimento e expansão das empresas no e-commerce

 Competição na logística contribui para crescimento e expansão das empresas no e-commerce



O Brasil teve o maior crescimento de receita em vendas no e-commerce da América Latina: o país registrou aumento de US$ 8,1 bilhões em 2022, se comparado com o ano anterior, e uma receita total de US$ 49,2 bilhões. Os dados são do estudo “Latin America 2022”, realizado pela pesquisadora Retail X. A logística de distribuição e entregas precisa acompanhar os avanços do varejo digital, para que empresas e marcas consigam expandir suas operações e suprir as demandas comerciais. Dessa forma, o constante crescimento de mercado, confirmado pelos números, pode continuar e se sustentar. 


Uma das estratégias que contribuem para este cenário é a coopetição logística, no qual empresas tornam-se parceiras para expandir os negócios e suprir as demandas de mercado. “Quando falamos do setor logístico, um dos principais exemplos de sucesso são os hubs – galpões, centros de distribuição e de armazenamento de produtos -, nos quais dois ou mais players varejistas utilizam a mesma estrutura para realizar as entregas do e-commerce”, explica Fernando Sartori, fundador e CEO da Uello, logtech especializada em logística de entregas.


Pensando em ajudar os varejistas, Fernando Sartori elencou as principais vantagens de adotar a estratégia de hubs. Confira:


1 – Redução de custos: 


A parceria e a colaboração entre os players varejistas possibilitam minimizar despesas, porque o processo neste sistema é centralizado nos hubs. Duas ou mais empresas varejistas utilizam o centro logístico para armazenar seus produtos e realizar a distribuição e entregas dos pedidos, de acordo com a sua demanda.


“Os hubs ficam localizados nos pontos-chave dos municípios do país, contribuindo para rotas mais eficientes, possibilitando entregas same day e no dia seguinte após a compra. A definição antecipada das rotas e a utilização dos centros logísticos geram a economia no número de veículos da frota, minimiza gastos com deslocamentos, além de contribuir para a eficiência de entregas e na redução de poluentes”, explica o CEO.


2 – Qualidade de entregas e satisfação dos consumidores:


Dentre os principais benefícios da coopetição está o alto padrão de qualidade adotado pelas empresas, por meio da colaboração pela inovação e tecnologia, para disponibilizar o melhor serviço de entregas. O objetivo é oferecer experiências únicas e personalizadas para os clientes e consumidores, impactando diretamente na satisfação do consumidor. “A colaboração entre as empresas para atingir melhores resultados de entrega é eficaz. Com a economia promovida pelos hubs compartilhados, elas podem investir juntas na experiência de logística. Os consumidores conseguem acompanhar todo o processo da entrega do produto, passo a passo, o que tem gerado melhores índices de fidelização de clientes, resultando no processo de recompra”, declara Sartori.


3 – Processo de expansão de mercado:


A eficiência no setor permite que as demandas do mercado sejam supridas de maneira precisa, gerando impacto direto na receita final do e-commerce e do varejo. O crescimento está ligado diretamente à qualidade do serviço prestado ao mercado.


“As empresas e players varejistas que adotam essas estratégias e visam a alta qualidade na prestação de serviços conseguem alcançar melhores resultados de mercado. A coopetição tem esse propósito final. Podemos ter como base o crescimento do e-commerce no país nos últimos anos e o forte investimento em hubs, logtechs, tecnologias de mercado e contratação de novos profissionais”, finaliza o CEO.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.