06/11/2023

Como a Coopercarga aposta em transformação digital para se consolidar como operadora logística

 Como a Coopercarga aposta em transformação digital para se consolidar como operadora logística



Uma operadora logística completa e sustentável. Para reforçar o seu papel, a catarinense Coopercarga escolheu investir em transformação digital. Criou a Cooperplace, uma plataforma para otimizar a gestão de fluxos logísticos, itinerários e frotas. A automação e a centralização de dados auxiliam os processos operacionais e as decisões dos executivos. Investiu ainda cerca de R$ 80 milhões principalmente em veículos com matriz energética alternativa, como elétricos e GNV – a empresa tem cerca de 2 mil caminhões. E adquiriu novos negócios e empresas. Como resultado, a receita cresceu 34,1% e foi para R$ 1,3 bilhão; o lucro, para R$ 30,2 milhões, 33,8% a mais.


De maneira geral, o negócio foi reorganizado para dar uma visão mais detalhada de cada atividade, com melhora na gestão e no fortalecimento do planejamento. De acordo com o presidente, Osni Roman, a centralização e o uso de tecnologia foram fatores bastante importantes em várias áreas, como controle da emissão de poluentes, cobrança, gestão, frotas, pagamentos e implementação de sistemas com funcionamento 24 horas por dia.


Em 2021, a diretoria reviu suas estratégias, dando o pontapé inicial para ampliar a atuação da Coopercarga e consolidá-la como operadora logística. Já em 2022, iniciou um processo de fusões e aquisições, a fim de ampliar o leque de atividades logísticas. Um exemplo, assumiu o controle da TSV Transportes, empresa especializada na distribuição de cargas fracionadas de alto valor agregado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com a integração, a Coopercarga tem intensificado iniciativas no mercado argentino.


Uma consultoria especializada passou a apoiar a diretoria em questões de gestão de pessoas e estruturas, avaliação de desempenho e sucessão. Alguns desses temas estão se moldando para programas organizacionais contínuos. O alvo: atenção ao cliente, valorização das pessoas, segurança, sustentabilidade e inovação.


Campeã setorial pelo segundo ano seguido, a Coopercarga mantém-se firme em colocar a sustentabilidade como um pilar da gestão. Segue princípios de frete verde – mais eficiência energética com menos poluição – e mantém parcerias com diversas empresas movidas pela mesma cultura, caso da Natura, Boticário, AGCO, L’Oréal e Carrefour. Com uma frota composta também de caminhões menos poluidores, a empresa faz compensação de emissões. O inventário da pegada de carbono é reportado publicamente, assim como o relatório ESG. O mote é: transparência em processos, ações e resultado.


Já comprometida com a preservação do ambiente, a Coopercarga atualizou as diretrizes ESG. Conseguiu, assim, subir de categoria no CDP (Carbon Disclosure Project), organização não governamental sem fins lucrativos de informações e avaliações sobre gases de efeito estufa, e na Ecovadis, classificadora de sustentabilidade empresarial. “Atingimos nossa meta de dobrar o percentual de neutralização e redução de CO2, que era de 2% em 2021, para 5% em 2022”, diz o presidente.


Diversidade está no leque de assuntos tratados com atenção. A Coopercarga procura contratar mulheres como motoristas de carretas, tipo de trabalho ainda predominantemente masculino. Em 2022, as motoristas e ajudantes – auxiliam na carga e descarga – do programa Mulheres no Volante subiu de 20, no total, para 30. Não só diversidade está no radar, mas também inclusão, com mudanças nas políticas de recrutamento, seleção e promoção para garantir o cumprimento desses propósitos.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 13% do PIB do País é gasto em logística, afirma empresário do setor

28/02/2024

13% do PIB do País é gasto em logística, afirma empresário do setor

A colisão entre um caminhão e um trem, ambos carregados, no dia 18 deste mês, em Rolândia (PR), foi mais um retrato de situações que atrasam entregas e elevam o custo de logística no Bra (...)

Leia mais
 Mundial Logistics Group apresenta novo posicionamento de marca e inova no setor de saúde

27/02/2024

Mundial Logistics Group apresenta novo posicionamento de marca e inova no setor de saúde

A Mundial Logistics Group, empresa de soluções em logística promocional e operador logístico para a indústria da saúde, anuncia seu novo posicionamento, concentrando a sua operação em du (...)

Leia mais
 Grupo ID Logistics registra crescimento acelerado de dois dígitos no 4º trimestre de 2023

27/02/2024

Grupo ID Logistics registra crescimento acelerado de dois dígitos no 4º trimestre de 2023

O grupo ID Logistics, líder europeu em logística contratual e presente em 18 países em todo o mundo, apresentou em 2023 receita de 2.747 bilhão de euros, com crescimento de 10,7% em rela (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.