A DHL Supply Chain, considerada líder global em armazenagem e distribuição, está auxiliando a Volvo Car Brasil, importadora de automóveis de alto padrão de origem sueca, a incluir a redução da pegada de carbono na distribuição de peças de reposição no país. Para isso, está sendo utilizado, desde fevereiro último, um veículo elétrico 100% elétrico, com capacidade de até 7,5 toneladas e raio de atuação na Grande São Paulo, para entregas a seis concessionárias.
São transportados itens de reposição (aftermarket) para linha de carros de alto padrão da montadora, como para-brisas, radiadores, faróis, para-choques, etc. O veículo não emite gases e ainda traz as vantagens de ser isento das restrições de circulação – também é silencioso e apresenta baixa trepidação. Em três meses de operação, o veículo evitou a emissão de 2 mil kg de CO2, o que corresponde ao plantio de cerca de 300 árvores.
“Assim como temos feito em outros mercados, este foi o começo de uma jornada para reduzir o impacto ambiental nas cadeias de suprimento no aftermarket do mercado de reposição de peças. O veículo elétrico performou bem nas entregas e podemos escalar este modelo contando com o apoio de nossa frota elétrica. Desta forma, avançamos em uma agenda positiva e agregamos valor às operações logísticas do cliente”, afirma Vanessa Pelintra, diretora de Operações da DHL Supply Chain.
“Como marca pioneira na eletrificação, esta é uma iniciativa que possui o DNA da Volvo e por isso estamos muito felizes de celebrar essa parceria e os benefícios que ela já trouxe e ainda irá trazer. Com a ambição de nos tornarmos uma empresa neutra para o clima até 2040, essa é somente uma das muitas iniciativas e mudanças que faremos na nossa cadeia logística”, ressalta Ricardo Ochiai, diretor de Pós-venda Volvo Car América Latina.
Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain, Daniel Lucchesi, “a iniciativa está alinhada com os objetivos estratégicos tanto da Volvo quanto a DHL por uma logística eficiente que reduza a emissão de carbono. Vemos uma grande oportunidade de replicação desta solução nas operações de aftermarket automotivo no Brasil, potencializando assim o benefício desta solução”.
Em 2024, a parceria prevê a ampliação da utilização de carros elétricos em operação, expandindo a propulsão elétrica para outras praças de acordo com um estudo de eficiência e autonomia. Além disso, está em análise a possibilidade de DHL Supply Chain utilizar eletropostos instalados pela Volvo Car para seus consumidores para otimizar as rotas de transporte.
Fonte: Logweb