27/01/2025

Cidade cearense lidera aluguel de galpões no Nordeste e vira potência logística

 Cidade cearense lidera aluguel de galpões no Nordeste e vira potência logística



Uma cidade do Ceará está se consolidando como o principal polo de condomínios logísticos do Nordeste. Trata-se de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. O município foi o líder nos aluguéis de galpões logísticos da região Nordeste em 2024.


Segundo dados revelados pela consultoria Newmark, Itaitinga concentra 28 mil metros quadrados locados nesse tipo de empreendimento, superando com larga vantagem as outras praças regionais.


Para se ter dimensão, o segundo lugar, Simões Filho, na Bahia, somou 9,7 mil m². Já a terceira posição ficou com Feira de Santana e seus 7,5 mil m².


LÍDERES DO NORDESTE EM ALUGUEL DE GALPÕES


1) Itaitinga (CE): 28 mil metros m²


2) Simões Filho (BA): 9,7 mil m²


3) Feira de Santana (BA): 7,5 mil m²


O crescimento de Itaitinga reflete a localização estratégica da cidade, com acesso ao Porto do Pecém e às rodovias mais importantes para escoamento de mercadorias.


A  combinação de incentivos fiscais, infraestrutura robusta e a ampliação de áreas destinadas a galpões industriais também ajudaram a fazer do município um ponto focal para as empresas.


AMAZON E MERCADO LIVRE


Desde a implantação do Centro de Distribuição (CD) da Amazon, em 2021, Itaitinga vem atraindo uma série de investimentos de grandes players nacionais e estrangeiros, impulsionada pela disputa entre essas empresas para acelerar as entregas aos consumidores do Nordeste. É lá também onde ficará o CD do Mercado Livre, outro gigante do comércio online.


Geração de empregos


O gestor destaca que a cidade é a sétima no Ceará na geração de empregos formais, segundo o Caged, com 5 mil admissões formais de janeiro a novembro de 2024.


Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a segunda que mais cresce na RMF em relação ao mercado de trabalho.


O movimento, avalia a Newmark, ocorre na esteira de uma tendência nacional de descentralização dos Centros de Distribuição para áreas fora do eixo Sudeste.


A diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania, destaca que essa descentralização é uma resposta ao crescimento do comércio eletrônico e às demandas de consumidores fora dos grandes centros. O objetivo das empresas é garantir prazos mais curtos e maior capilaridade na entrega de mercadorias.


Fonte: Diário do Nordeste



Notícias Relacionadas
 Crescimento das vendas online desde 2019 trouxe inovação logística ao e-commerce

28/08/2025

Crescimento das vendas online desde 2019 trouxe inovação logística ao e-commerce

O Brasil vem vivenciando uma transformação significativa no varejo desde 2019, em função da consolidação do e-commerce, que passou a crescer mais fortemente a partir de meados de 2020, c (...)

Leia mais
 Logística verde no Brasil deve movimentar US$ 61 bilhões até 2030 e ditar tendências em 2025

27/08/2025

Logística verde no Brasil deve movimentar US$ 61 bilhões até 2030 e ditar tendências em 2025

A logística verde vem ganhando espaço como modelo estratégico para conciliar eficiência e responsabilidade ambiental. Esse conceito abrange desde o uso de veículos menos poluentes e emba (...)

Leia mais
 BBM Logística lança plano de agregados e coloca caminhoneiros no centro da operação

26/08/2025

BBM Logística lança plano de agregados e coloca caminhoneiros no centro da operação

A BBM Logística, um dos maiores operadores do Brasil e do Mercosul, anunciou a criação do Plano Diretor de Agregados – Agrega+ BBM. O projeto tem como meta expandir o número de motorista (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.