20/10/2020

Chegou a hora de remodelar o sistema de entregas no Brasil

 Chegou a hora de remodelar o sistema de entregas no Brasil


Por Renato Junoy

As entregas de encomendas e o sistema de delivery registrou um grande crescimento com a pandemia de covid-19, permitindo que as empresas mantivessem suas vendas por canais digitais com a suspensão das atividades nas lojas físicas. Contudo, o desempenho poderia ser mais expressivo se não fosse por um antigo problema: a pouca diversidade no sistema de entregas. A grande maioria das empresas que atuam digitalmente ainda utiliza os Correios como principal método de levar seus produtos país afora – ficando reféns dos problemas que esse modelo traz. É preciso inovar e remodelar as entregas no Brasil, abrindo espaço para iniciativas mais ágeis e eficientes.

A dependência dos Correios é uma realidade comum ao e-commerce nacional. Apesar de a utilização de transportadores privados ter aumentado 60% entre 2013 e 2019 nas lojas virtuais do país, a empresa pública ainda é a preferida dos empreendedores, sendo utilizada por 88,6% dos negócios digitais do país, segundo dados de 2019 da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Não à toa, o mesmo levantamento mostra que o atraso é o principal problema, com 61%, seguido por roubos, furtos e extravios (39%).

Essa preferência tem raiz histórica e cultural. Por muito tempo, os Correios possuíam o monopólio das entregas no país (ainda hoje é o único responsável pela entrega de cartas e telegramas) e têm até hoje abrangência nacional. Dessa forma, gerações inteiras se acostumaram com essa dinâmica. A questão é que a empresa é vinculada ao Governo Federal, ou seja, está suscetível a troca de estratégias continuamente, dificultando a operação do negócio.

Assim, pequenas falhas desencadeiam graves problemas ao longo dos processos, culminando na prestação de um serviço incipiente às demandas da população.

Até porque o mundo mudou bastante nos últimos anos com as novas soluções digitais no dia a dia – e a pandemia de covid-19 apenas acelerou esse movimento. Quando uma pessoa compra algo pela internet, ela espera receber no menor prazo possível. Com a quarentena, muitos supermercados apostaram nos canais digitais e tiveram que realizar entregas no mesmo dia por conta de produtos perecíveis. Em suma: é preciso ter agilidade, eficiência e soluções tecnológicas adequadas para conseguir levar as encomendas com segurança e rapidez aos consumidores. Não dá mais para continuar com uma estrutura arcaica.

Portanto, chegou o momento de inovar e abrir caminho para soluções inovadoras que contribuem para a eficiência logística em todo o país. A maior presença de transportadoras privadas é um começo, sem dúvida, mas é necessário ampliar a participação das logtechs, startups que combinam tecnologia e automação para transformar o segmento das entregas.

Com propostas simples, que combinam cidadãos comuns com seus meios de transporte e os varejistas por meio de uma plataforma baseada em dados, é possível agilizar o last mile (último trecho) e o same-day delivery (entrega no mesmo dia), dois pontos cruciais no atual cenário das entregas no Brasil. Além disso, a inovação passa pelo fato de não ser uma medida isolada, mas que pode trabalhar em conjunto com outros players logísticos, otimizando ainda mais este serviço essencial.

Levar um produto pelo Brasil não é uma tarefa simples. As dimensões continentais do território, aliadas à baixa infraestrutura nos modais de transporte, são agravantes na hora de entregar produtos e encomendas. A saída, como se vê, passa pela adoção inteligente da tecnologia, capaz de trazer inovação e soluções com potencial para transformar o segmento, impulsionando diferentes negócios. Enquanto o mercado continuar restrito a velhas táticas logísticas, o país não conseguirá alavancar a economia. Já são 20 anos no século 21. Passou da hora de as entregas se atualizarem.

Renato Junoy é Diretor Executivo da Eu Entrego, startup de entregas colaborativa

Fonte: Cargo News

Notícias Relacionadas
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais
 ID Logistics inicia operações no Canadá

05/09/2025

ID Logistics inicia operações no Canadá

A ID Logistics inaugurou a sua primeira filial no Canadá, que marca o 19º país em que o grupo opera. Instalada em Ajax, na área metropolitana de Toronto, região que sozinha concentra mai (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.