06/10/2025

Cerca de 64% das empresas diversificaram sua área de atuação nos últimos anos

 Cerca de 64% das empresas diversificaram sua área de atuação nos últimos anos



Que os Operadores Logísticos são essenciais para a sociedade e pilares do desenvolvimento econômico do país, não há dúvidas. Mas outro ponto que não se comenta com tanta frequência é a versatilidade das empresas que atual no segmento em solo nacional. Os OLs estão cada vez mais presentes em diferentes elos da cadeia produtiva e, de acordo com a mais recente edição do estudo Perfil dos Operadores Logísticos, elaborado pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), 64% das companhias vêm ampliando suas áreas de atuação desde 2022 e atendendo a uma base cada vez mais diversificada de setores.


“Os Operadores estão em mais de 20 setores e atendem em média nove mercados distintos. Isso demonstra não só a importância desses profissionais como também reforça o papel das operadoras como elo estratégico da economia nacional, capazes de integrar múltiplas indústrias e garantir eficiência em operações cada vez mais complexas”, comenta Marcella Cunha, diretora Executiva da ABOL. 


Os destaques de crescimento nos últimos dois anos foram bebidas (72%, crescimento de 14 pontos percentuais), automotivo e autopeças (70%, crescimento de 13 pontos percentuais), metal-mecânico (43%, crescimento de 13 pontos percentuais) e vestuário e têxtil (48%, crescimento de 10 pontos percentuais).


Entre as indústrias de maior representatividade também estão cosméticos (66%), alimentos processados (64%), varejo/atacado (60%) e eletroeletrônicos (60%). O levantamento revela ainda expansão em áreas emergentes, como tecnologia, saúde animal e petroquímicos. 


A indústria farmacêutica, por sua vez, apesar de seguir relevante (53%), registrou queda de três pontos percentuais em comparação a 2022. A diversificação mostra que o setor está preparado para responder às transformações do mercado, oferecendo soluções sob medida para indústrias com diferentes níveis de exigência e alto valor agregado.


Levantamento - O Perfil dos Operadores Logísticos estima um universo de 1.300 empresas, de pequeno, médio e grande portes, que atenderam a pré-requisitos determinados, como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e serviços oferecidos. Deste, 127 operadores, entre eles, os associados à ABOL, colaboraram diretamente com o material. Juntos, eles representam 40% do faturamento do setor, que tem Receita Bruta Operacional (ROB) de R$192 bilhões.



Notícias Relacionadas
 Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

16/12/2025

Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

Os avanços sucessivos no volume de serviços prestados no País, que levaram o setor a renovar patamares recordes mês a mês, estão calcados em apenas dois segmentos: transportes e serviços (...)

Leia mais
 Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

12/12/2025

Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

A Santos Brasil adquiriu, na China, dois portêineres — guindastes de cais — e oito RGTs —  guindastes de pátio — que já estão a caminho do Tecon Santos a bordo no navio Zhen Hua 28. (...)

Leia mais
 Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

11/12/2025

Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

A Unilever inaugurou nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, localizado na cidade da Serra. A cerimônia contou com a presença do gove (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.