Recentemente, a Movecta anunciou a projeção de investimentos de ao menos R$ 100 milhões nos próximos três anos e faturamento anual superior a R$ 1 bilhão. A companhia, que passou por mudança de marca nos últimos meses, planeja investir de 4% a 5% da receita líquida anual na operação.
Em 2020, a empresa faturou R$ 319 milhões e, neste ano, a receita projetada deve superar a marca dos R$ 700 milhões.
Em uma entrevista exclusiva à MundoLogística, Rodrigo Casado, CEO da Movecta, compartilhou insights sobre os desafios enfrentados pela indústria, a trajetória de crescimento da empresa nos últimos anos, além do impacto da Reforma Tributária na logística.
“Certamente, considero essa migração da venda de um serviço comoditizado para uma abordagem de venda de valor o maior desafio que temos vencido nos últimos anos em nossa empresa”, afirmou o executivo. Leia na íntegra!
MUNDOLOGÍSTICA: O setor de logística enfrenta desafios constantes. Quais são os principais desafios que a Movecta tem enfrentado recentemente, considerando especialmente a complexidade das operações?
RODRIGO CASADO: Os desafios no nosso setor realmente são muitos, que vão desde infraestrutura precária, complexidade regulatória e pressões inflacionárias fortes nos principais componentes de custo até mesmo à dificuldade na contratação de mão de obra qualificada. Na Movecta, temos encarado os desafios como uma grande oportunidade de fazer mais e melhor. Somos uma empresa de mais de 70 anos de história que construiu reputação, credibilidade e solidez em um mercado volátil e muitas vezes imprevisível. Por muitos anos, fomos uma empresa que se dedicou a fornecer soluções de armazenagem alfandegada para nossos clientes, tirando proveito de nossa expertise em alguns segmentos de alta complexidade tais como químico, fármaco, cadeia fria, energia renovável entre outros e de sermos a única empresa com presença relevante de operações retroportuárias nos portos de Santos, Itajaí e Suape. Porém, desde a criação de nosso planejamento estratégico em 2018, percebemos a necessidade de expandir a oferta de soluções para nossos clientes, agregando valor em todas as etapas da cadeia e verticalizando as nossas operações. Para realizar esse movimento, os grandes desafios foram não apenas investir mais fortemente em infraestrutura, mas também garantir uma mudança na cultura da empresa, que deixa de ser uma empresa que oferece um serviço "comoditizado" para se transformar em uma provedora de solução completa. Para vencer esses desafios e seguir na direção que queremos, é importante não apenas investir no desenvolvimento de nossos profissionais, mas também trabalhar forte na aproximação de nossos clientes para mostrar a importância de trabalhar de forma conjunta na busca por soluções mais completas, eficazes e sustentáveis. Certamente, considero essa migração da venda de um serviço "comoditizado" para uma abordagem de venda de valor o maior desafio que temos vencido nos últimos anos em nossa empresa.
A Movecta tem registrado um notável crescimento nos últimos anos. Quais fatores você atribui a esse sucesso? Há áreas específicas de atuação que têm impulsionado esse crescimento?
Nosso crescimento realmente tem sido muito forte e isso é fruto de muita disciplina em seguir o que foi definido em nosso planejamento estratégico. Agora, em 2023, revisamos nosso planejamento para o ciclo 2023-2027 e reforçamos os principais fatores que nos trouxeram até aqui. O fator mais relevante que posso destacar, crucial para nosso crescimento, foi o aumento na oferta de soluções aos nossos clientes. Passamos a entender melhor todas as etapas da cadeia de logística de nossos parceiros e com isso conseguimos oferecer soluções personalizadas e completas para geração de valor. Temos dedicado boa parte de nosso tempo na busca por entender quais serviços e soluções são requeridas pelos nossos clientes para que possamos cada vez mais verticalizar nossas ofertas e, de fato, nos posicionarmos como fornecedor preferencial quando se pensa de soluções do porto até a porta dos clientes.
Como a Movecta planeja manter e expandir sua posição no mercado diante da concorrência e das mudanças nas demandas dos clientes?
A concorrência em nosso mercado sempre foi muito dura e isso nos motiva a continuar pensando em como evoluir ainda mais. Para continuarmos nossa trajetória de crescimento, precisamos ter um olhar muito diligente em nossos custos trabalhando de forma mais eficiente e produtiva. Criamos uma equipe de produtividade dedicada a buscar e eliminar desperdícios e gerar processos cada vez mais eficazes e enxutos para garantir a solução mais competitiva para nossos clientes. Além desse olhar em produtividade, precisamos continuar evoluindo na visão de proximidade com nossos clientes. Precisamos entender cada vez melhor não apenas as necessidades atuais, bem como nos antecipar e prever necessidades futuras dos mercados que atuamos. Nossos clientes esperam que sejamos capazes não apenas de atendê-los, mas também que possamos gerar valor e diferenciais competitivos para que eles possam também continuar crescendo.
A reforma tributária é um tema relevante que pode impactar várias indústrias, incluindo a logística. Como você avalia o impacto nas operações e estratégias?
Estamos observando de perto esse tema, que é de prioridade máxima para nosso país. Temos um sistema atual complexo e ineficaz e a simplificação dele pode gerar ganhos bastante importantes. Porém, é importante que, além da simplificação, a reforma também traga segurança jurídica e redução efetiva dos custos logísticos para que possamos impulsionar cada vez mais o crescimento do nosso país.
Considerando os investimentos públicos e privados em infraestrutura logística, qual a visão da Movecta sobre o cenário atual e as oportunidades que podem surgir?
Temos visto esforços tanto da frente pública quanto privada na busca de criar alternativas para gerar melhorias na infraestrutura logística do país. Estamos inseridos no setor portuário e atuando como operador logístico, expandindo nossas ofertas de soluções do porto até a porta de nossos clientes e certamente temos interesse em colaborar com esse processo. Atualmente, temos em nosso radar uma lista de investimentos nas geografias que atuamos e continuaremos buscando de forma propositiva colaborar nessa agenda de crescimento.
Dada a relevância da Movecta em parques eólicos, como a empresa aborda a sustentabilidade em suas operações logísticas?
Nosso foco no mercado de energia renovável não veio por coincidência. Sermos um player importante na oferta de soluções nesse setor é fundamental para podermos continuar contribuindo com o consumo sustentável dos recursos naturais, uma pauta tão importante não apenas para nosso país, como para todo o planeta. Nossa empresa está comprometida na busca de contribuir não apenas oferecendo soluções logísticas para o mercado, como também para avançar internamente de forma responsável na pauta ESG. Temos nossa matriz de materialidade construída, implementamos um processo de governança robusto e transparente e estamos desenvolvendo ações estratégicas para avançarmos cada vez mais na direção de uma empresa cada vez mais sustentável.
Quais são os próximos passos estratégicos que a Movecta pretende tomar para continuar crescendo e se destacando no mercado?
Vamos atuar com bastante disciplina para cumprir as ações definidas em nosso planejamento estratégico 2023-2027. Seguiremos investindo em infraestrutura, avançando em nossa transformação digital e verticalizando nossas ofertas de soluções, sempre com o objetivo de gerar valor e expandir os negócios de nossos clientes.
Fonte: Mundo Logística