28/05/2024

Centro de Distribuição da Unilever em parceria com a DHL conquista avaliação máxima em sustentabilidade

 Centro de Distribuição da Unilever em parceria com a DHL conquista avaliação máxima em sustentabilidade



A Unilever celebra a conquista máxima na certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português), concedida ao seu Centro de Distribuição, localizado em Pouso Alegre (MG), operado pela DHL Supply Chain. O Centro de Distribuição obteve o nível Platinum, destacando-se por sua abordagem no uso de materiais sustentáveis, gestão responsável de resíduos, práticas de conservação de água, e implementação de tecnologias para eficiência energética.


A certificação analisou a operação e manutenção do Centro de Distribuição de Pouso Alegre – com mais de 80.000 m² de construção –, que tem o desafio de receber mais de 900 pessoas por dia, incluindo funcionários, terceiros e motoristas. "O selo LEED Platinum é um reconhecimento dos nossos esforços em direção às práticas sustentáveis e do nosso comprometimento ambiental. Esta realização reflete nossa dedicação em estabelecer um ambiente de trabalho ecologicamente responsável, consolidando a posição da Unilever de líder em negócios sustentáveis", diz João Francisco Ribeiro, VP de Operações Comerciais e Diretor de Operações com Clientes da Unilever para América Latina.


Com a meta global de tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2039, a Unilever está em uma jornada para zerar a pegada de carbono dos produtos desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. A certificação concedida ao Centro de Distribuição de Pouso Alegre demonstra que há mudanças possíveis de se fazer para uma gestão sustentável na área de Operações, responsável por administrar a expedição de produtos para os clientes da companhia.


Tatiana Gouvêa, gerente de logística da Unilever, ressalta que a operação e manutenção do edifício receberam a certificação máxima, graças ao desempenho superior às médias globais e nacionais em três categorias: eficiência hídrica, energia e atmosfera, e materiais e recursos. “A certificação atesta que o galpão adota o uso majoritário de materiais recicláveis, e têm práticas para realizar 100% da coleta seletiva. São ações concretas, capazes de inspirar a todo mercado. A Unilever acredita, sim, que é possível transitar para uma economia de baixo carbono quando atuamos com intencionalidade”, diz a gerente.


O Centro de Distribuição da Unilever, operado pela DHL, se destaca na certificação pela gestão dos resíduos que produz. Segundo a holding, enquanto apenas cerca de 30% dos prédios são certificados por desvio de aterro, seu centro alcança a média de 98%. Isso significa que a unidade evita que seus resíduos acabem em aterros sanitários, onde poderiam se acumular sem serem reutilizados. Para ser sustentável, também faz a destinação correta dos resíduos orgânicos, que vão para compostagem, e separa os produtos recicláveis para que possam ser reutilizados por empresas especializadas em reciclagem.


Para a DHL Supply Chain, é um grande orgulho ter participado junto à Unilever de todo o processo de certificação LEED Platinum para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes - a ferramenta mais reconhecida mundialmente para a classificação de construção em relação ao grau de sustentabilidade e eficiência. Esta é uma conquista muito comemorada por todos nós e reforça o compromisso das duas empresas de ter práticas sustentáveis nas operações”, afirma Plínio Pereira, presidente da DHL Supply Chain Brasil.


Exemplos de boas práticas do Centro de Distribuição:


Iluminação e energia limpa


No local, foi implementada a tecnologia de iluminação LED e sensores de presença, aliada à automação com diferenciais notáveis, para garantir a redução do consumo. Há uma redução de mais de 276 toneladas em emissões de CO² por ano, em razão dessa iniciativa. Outra escolha sustentável foi o uso de empilhadeiras elétricas, abandonando o uso de empilhadeiras a gás. Toda a energia utilizada é 100% limpa.


 Transporte de funcionários eficiente


O transporte eficiente de funcionários é crucial para mitigar as emissões de dióxido de carbono provenientes do deslocamento. Em parceria com a startup Fretadão, o Centro de Distribuição de Pouso Alegre utiliza o transporte coletivo como uma solução sustentável, apoiado pela inteligência artificial para otimizar itinerários, reduzir a frota necessária e reduzir o tempo de viagem. O compromisso da empresa com a redução de emissões inclui a constante adaptação dos itinerários à volatilidade da demanda, indo além do tempo de viagem.


Triagem inteligente de resíduos


A gestão de resíduos consiste em um programa de coleta seletiva com triagem prévia para compactação de materiais recicláveis e ações voltadas para a compostagem de resíduos orgânicos. No caso da compactação de plástico e papel, a boa prática foi essencial para desencadear ainda a diminuição do número de viagens dos caminhões de reciclagem, e, consequentemente, a redução de emissão de carbono. Além disso, o DHL Pouso Alegre tem o compromisso de “Zero Aterro”, como foi atestado pela certificação, já que contrata parceiros específicos para destinação de resíduos.


Uso racional de água


A gestão eficiente do consumo de água engloba diversas práticas, que vão desde o monitoramento mensal do uso até a adoção de tecnologias sustentáveis, como a implementação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que faz uso de métodos biológicos, eliminando a necessidade de produtos químicos. Além disso, destaca-se a manutenção das válvulas hídricas como medida preventiva, para evitar vazamentos e promover um consumo consciente.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Supporte Logística: 25 Anos de Excelência e Inovação no Setor Logístico

22/11/2024

Supporte Logística: 25 Anos de Excelência e Inovação no Setor Logístico

Em 2024, a Supporte Logística celebra seu 25º aniversário, consolidando-se como referência em operações logísticas no Brasil.A empresa se destaca por ser um provedor de serviç (...)

Leia mais
 Pesquisa CNT de Rodovias 2024 aponta a necessidade de reforço contínuo da infraestrutura rodoviária brasileira

22/11/2024

Pesquisa CNT de Rodovias 2024 aponta a necessidade de reforço contínuo da infraestrutura rodoviária brasileira

A qualidade das rodovias brasileiras exerce um impacto direto na eficiência econômica e no desenvolvimento social do país. Para garantir segurança e fluidez no tráfego de pessoas e merca (...)

Leia mais
 Black Friday: Grupo Move3 Sequoia poderá fazer 30 milhões de entregas

22/11/2024

Black Friday: Grupo Move3 Sequoia poderá fazer 30 milhões de entregas

Durante os altos volumes de pedidos gerados pela Blackfriday, o Grupo Move 3 Sequoia anunciou a utilização de sistema logístico com entregas otimizadas e feitas em apenas um dia no Sudes (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.