31/03/2021

Brasil pouco afetado por encalhe de cargueiro em Suez

 Brasil pouco afetado por encalhe de cargueiro em Suez


O Brasil deverá sentir poucos reflexos pela interrupção do tráfego de navios pelo canal de Suez e o impacto na economia global deverá ser ‘sutil’. A avaliação de Rui Carlos Botter, coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária, leva em conta a expertise da navegação mundial, acostumada a variações de clima e demanda.

Depois de quase uma semana, o cargueiro Ever Given destravou a circulação no Canal de Suez nesta segunda-feira. O tráfego por Suez - que faz a rota mais curta entre a Ásia e a Europa é uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo - pôde começar a ser retomado. O especialista explica que a carga na proa da embarcação pode ter funcionado como uma vela, alterando seu curso a partir de uma mudança do tempo.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor do Depto de Engenharia Naval e Oceânica da USP reforça que ‘absolutamente tudo’ para pelo canal de Suez, mas o Brasil será pouco afetado porque o país usa com mais frequência a passagem pelo Cabo da Boa Esperança, ao sul da África.

“Impacto para economia mundial também deve ser pequeno, sutil”. O professor entende que o atraso dos navios represados na rota pode afetar estoques, mas o mercado de transporte marítimo vai se adaptar. “Se passar de um 1 mês (para acomodação), o fato se tornará um case”, afirma.

Notícias Relacionadas
 DHL cria rede global para gerir baterias da produção à reciclagem

01/10/2026

DHL cria rede global para gerir baterias da produção à reciclagem

A DHL está a expandir a sua rede mundial de logística de baterias, que integra já mais de 20 instalações especializadas. A operação acompanha todo o ciclo de vida destes equipamentos, de (...)

Leia mais
 Kothe expande operação em São Paulo com novo complexo logístico de 64 mil m² em Cajamar

30/09/2026

Kothe expande operação em São Paulo com novo complexo logístico de 64 mil m² em Cajamar

A Kothe, uma das principais provedoras de soluções logísticas do país, acaba de dar um passo estratégico importante em sua malha de atendimento com a inauguração de dois novos armazéns e (...)

Leia mais
 O caminho para o reconhecimento dos Operadores Logísticos

29/09/2026

O caminho para o reconhecimento dos Operadores Logísticos

A aprovação do Projeto de Lei 3.757/2020 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados representa muito mais do que uma etapa cumprida no Congress (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.