A Brado e a Teak Resources Co (TRC) transportaram pela primeira vez toras de madeira para exportação pela rota Mato Grosso – Itaguaí (RJ). O embarque ocorreu em novembro e foi divulgado nesta semana pelas companhias.
Trata-se de uma nova rota logística, cuja primeira exportação por este trajeto foi de algodão, em julho deste ano.
"O trajeto, que conectou os produtores do Estado mato-grossense ao porto fluminense para exportação, tem se mostrado uma alternativa eficaz para a logística brasileira", disseram as empresas em comunicado.
Desta vez, mais de mil toneladas de madeira foram transportadas em 40 contêineres que saíram do Terminal de Rondonópolis (MT) da Brado e seguiram por 1.392 quilômetros pela ferrovia até Sumaré (SP), onde a empresa tem outro terminal multimodal, um hub de integração logística da ferrovia.
Os contêineres foram então transferidos para um trem da MRS e continuaram a viagem por 568 quilômetros até o terminal do Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí (RJ).
Lá, a composição ferroviária foi descarregada diretamente dentro da área portuária para embarque, com destino a Singapura.
"A criação dessa nova alternativa para escoar volume de exportação é um marco na logística brasileira", acrescentou Mayra Antunes Coelho, executiva de vendas da Brado. "A frequência dessa rota tem sido semanal e a previsão é que continue nesse ritmo até o fim do ano".
Fonte: Globo Rural