A votação, no Senado, do projeto de lei que institui o programa BR do Mar e renova o regime Reporto será debatida entre lideranças empresariais portuárias e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator do texto, na próxima terça-feira. O objetivo dos representantes do setor é agilizar a aprovação do projeto de lei na Casa e que ela ocorra sem que a proposta, que já recebeu o aval da Câmara, seja alterada – o que a levaria de volta para a avaliação dos deputados federais.
O projeto de lei (PL) tramita com o número 4.199/2020. Ele institui o programa BR do Mar, elaborado pela equipe do Ministério da Infraestrutura para impulsionar a navegação de cabotagem (o transporte marítimo de cargas entre portos da costa do País). E um de seus artigos prorroga, por mais um ano, o Reporto (Regime Tributário
Para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária), que permite importar bens para a modernização de instalações portuárias e outras atividades do setor, com a suspensão de impostos, reduzindo o investimento necessário.
O Reporto perdeu a validade no ano passado, mas se o PL for aprovado no Senado agora, o regime pode ser retomado e garantir empreendimentos do setor Que foram planejados considerando seus benefícios. A reunião com o senador Nelsinho Trad foi pedida pelo Coalizão Empresarial Portuária, formada por seis entidades: as associações brasileiras dos Terminais de Contêineres (Abratec), de Terminais de Líquidos (ABTL), dos Terminais Portuários (ABTP), de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).
Em entrevista a A Tribuna publicada no último Domingo, em Porto & Mar, o Senador Nelsinho Trad informou que o texto deve ser pautado até a primeira quinzena do mês que vem. O PL 4.199 tramita em regime de urgência e seu prazo se esgota no dia 10 de março. Depois dessa data, ele trava a pauta de Votações do plenário.
20/12/2024
Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE
O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de (...)