22/02/2021

BR do Mar e Reporto em pauta

 BR do Mar e Reporto em pauta


A votação, no Senado, do projeto de lei que institui o programa BR do Mar e renova o regime Reporto será debatida entre lideranças empresariais portuárias e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator do texto, na próxima terça-feira. O objetivo dos representantes do setor é agilizar a aprovação do projeto de lei na Casa e que ela ocorra sem que a proposta, que já recebeu o aval da Câmara, seja alterada – o que a levaria de volta para a avaliação dos deputados federais.

O projeto de lei (PL) tramita com o número 4.199/2020. Ele institui o programa BR do Mar, elaborado pela equipe do Ministério da Infraestrutura para impulsionar a navegação de cabotagem (o transporte marítimo de cargas entre portos da costa do País). E um de seus artigos prorroga, por mais um ano, o Reporto (Regime Tributário

Para Incentivo à Modernização e à  Ampliação da Estrutura Portuária), que permite importar bens para a modernização de instalações portuárias e outras atividades do setor, com a suspensão de impostos, reduzindo o investimento necessário.

O Reporto perdeu a validade no ano passado, mas se o PL for aprovado no Senado agora, o regime pode ser retomado e garantir empreendimentos do setor Que foram planejados considerando seus benefícios. A reunião com o senador Nelsinho Trad foi pedida pelo Coalizão Empresarial Portuária, formada por seis entidades: as associações brasileiras dos Terminais de Contêineres (Abratec), de Terminais de Líquidos (ABTL), dos Terminais Portuários (ABTP), de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).

Em entrevista a A Tribuna publicada no último Domingo, em Porto & Mar, o Senador Nelsinho Trad informou que o texto deve ser pautado até a primeira quinzena do mês que vem. O PL 4.199 tramita em regime de urgência e seu prazo se esgota no dia 10 de março. Depois dessa data, ele trava a pauta de Votações do plenário.

Notícias Relacionadas
 CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

24/05/2024

CNT realiza pesquisa para avaliar o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre as empresas

Para que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) desenvolva medidas de apoio mais eficazes aos transportadores impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação está re (...)

Leia mais
 Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

24/05/2024

Estudo sobre frotas sustentáveis aponta inovação e investimento sem precedentes em momento de transição energética ativa

Agora em sua quinta edição, o relatório State of Sustainable Fleets 2024, divulgado nesta segunda-feira (20), lança luz sobre um setor que está passando por um momento de transição ativa (...)

Leia mais
 JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

23/05/2024

JSL investe em simulador de direção para mais segurança dos motoristas

Com foco na segurança e treinamento de sua equipe de motoristas, a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do país, investiu R$ 2 milhões na aquisição de um simulador d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.