08/08/2023

BBM adota filosofia lean e reduz em 80% custo de correspondência e em 60% custo de manutenção de veículos

 BBM adota filosofia lean e reduz em 80% custo de correspondência e em 60% custo de manutenção de veículos



Dois meses depois de implementar a metodologia lean em seus processos, a BBM Logística reduziu em 80% o custo do processo de envio e recebimento de correspondência e zerou os desvios de documentos no setor administrativo. Na área operacional, diminuiu em 60% o tempo do checklist de manutenção de veículos de transporte.


Segundo o vice-presidente da BBM, André Gaia, esses são apenas dois exemplos dos resultados obtidos pela empresa em curto prazo com a adoção da filosofia lean. Ele explica que ela é a base do programa de excelência operacional que integra áreas e capacita os colaboradores.


Gaia comenta que a BBM tinha um fornecedor externo para viabilizar quase todo o processo de envio e recebimento de correspondências, com o custo anual de R$ 170 mil. "Ao mapear e compreender as atividades e identificar oportunidades, internalizamos esse processo, o que reduziu o custo em 80%, aumentou a rastreabilidade e zerou os desvios de documentos", afirma.


Implementando o lean na BBM


Ele explica que a empresa definiu um procedimento interno, comunicou os envolvidos e treinou os colaboradores para implementar a mudança. Na área operacional, o princípio lean foi utilizado em uma unidade de manutenção veicular, junto com os mecânicos. Os 100 pontos de checagem da manutenção consumiam uma hora e 45 minutos em cada veículo.


"Ao final de três dias de mapeamento, treinamento, discussões, adequações do quadro de ferramentas e definição do fluxo contínuo, foi possível reduzir o tempo do checklist para 40 minutos por veículo, mais de 60% de redução, além da satisfação dos colaboradores e da disponibilidade dos veículos em tempo jamais vistos antes", diz.


A BBM implementou a filosofia lean com apoio e participação da alta gestão, para melhorar os processos, integrar as áreas de negócio e fortalecer a cultura empresarial. "A partir de um planejamento detalhado, definimos critérios e ferramentas necessários para a melhoria e o mapeamento dos processos, como esses processos devem ser agrupados por áreas, atividades e capacitação. O resto é colocar a mão na massa", afirma.


De acordo com ele, em 2020, a BBM criou uma área dedicada a Processos para promover melhorias operacionais. Em outubro do ano passado, a empresa iniciou os kaizens em setores como suprimentos, gestão de combustíveis e de pneus, até ampliar as discussões para atividades, melhoria de processo e eliminação de desperdícios. "O kick off (início) foi realizado em junho e o go live (implementação) para todo o grupo será em janeiro do próximo ano", afirma.


Benefícios do lean: processos, tecnologia e pessoas


O vice-presidente comenta que a BBM baseia suas operações em processos, tecnologia e pessoas, e a filosofia lean facilita o aprimoramento desse tripé de forma integrada. Nos processos, promove satisfação dos colaboradores, reduz o lead time de entrega de veículos novos para operação, aumenta a disponibilidade de veículos, promove organização, elimina atividades que não agregam valor, reduz custos e garante maior engajamento das pessoas na busca de solução de problemas.


"Há uma mudança de comportamento entre colegas de não procurar o culpado e sim achar e eliminar tempo perdido, como produzir relatórios que ninguém analisava", diz. Todas essas melhorias, conforme ele, passam inevitavelmente pela tecnologia. "São identificadas melhorias sistêmicas e tecnológicas para o processo em geral. Na metodologia, procura-se evitar investimentos, pois, em sua maioria, as melhorias estão na gestão da eficácia dos processos e na capacitação das pessoas", alega.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.