A divisão brasileira da multinacional alemã Basf, uma das maiores indústrias químicas do mundo, buscou ajuda de estudantes de inteligência artificial do Centro Universitário FIAP para criar um novo sistema de gestão para o transporte de mais de 500 mil toneladas de produtos fabricados nas unidades de Guaratinguetá e Jacareí, no estado de São Paulo, e de Camaçari, na Bahia. A empresa quer selecionar os três melhores projetos. Se conseguir bom resultado, pode adotar o novo plano logístico em todas as 13 unidades de negócio que possui no Brasil. O desafio proposto aos estudantes envolve três linhas de produtos, dezenas de fornecedores e cem caminhões carregados por dia de três fábricas, transportando cargas para cerca de 1,5 mil clientes.
Não é de hoje que a Basf opta por soluções de inovação aberta. A fábrica já pediu ajuda aos universitários da ESPM e da Empresa Júnior do Mackenzie para solucionar outros desafios, mobilizando 250 estudantes, que criaram 12 projetos — cinco foram aprovados e implantados pela empresa. A parceria com universitários faz parte do centro de experiências científicas e digitais onono, plataforma criada em 2019, com investimento de R$ 6 milhões, para responder de forma ágil às demandas do mercado, explica Renata Milanese, diretora de Customer Enabling para a América do Sul.
O trabalho do centro de inovações ganhou importância com a pandemia. Entre as iniciativas do onono está a central de startups, que tem entre suas funções atender aos desafios da Basf e também de seus clientes. Um deles foi a Mercedes, que buscou uma solução para gerenciar a lavoura com o uso de robótica, telemetria e internet das coisas (IoT) — e obteve retorno de 57 startups.
O trabalho foi organizado para atingir diferentes públicos. Palestras, treinamentos e webinários promovidos pela empresa são disponibilizados na plataforma onono, com versões em português, inglês e espanhol. Em junho, a empresa pretende inaugurar um laboratório de mídia para gravação de audiovisuais e uma estação de experiências digitais para levar as pessoas a visitarem fábricas e laboratórios Basf com ferramentas de realidade virtual. A ideia, segundo a diretora Renata Milanese, é incentivar a conexão entre equipes, clientes e parceiros da cadeia da indústria química.
O desafio do momento
Como gerir melhor 100 caminhões que saem diariamente de 3 fábricas para 9 centros de distribuição...
...e percorrem, por ano,15 mil km, com um total de 500 mil toneladas de carga...
...de 3 produtos (acrilato de butila, metilato de sódio e agroquímicos)...
...a fim de atender 1,5 mil clientes espalhados por vários estados?\
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Fonte: Epoca
29/11/2024
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