Raphael Tavares é Chief Revenue Officer (Diretor de Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente) da startup Escala
Agilidade é um aspecto que deixou de ser um diferencial, para se tornar requisito básico em operações logísticas. Totalmente ligada à satisfação do cliente, a área precisa estar sempre em inovação para acompanhar as tendências do mercado, e conseguir atender as necessidades do consumidor, que também se transformam constantemente.
Para isso, o apoio da tecnologia se mostra cada vez mais importante. O grande diferencial do uso de recursos tecnológicos na logística é a centralização das informações, já que estamos falando de uma área carregada de dados e que precisa administrá-los sem erros para garantir a eficiência dos seus processos.
A popularização dos sistemas TMS e WMS é um exemplo da eficácia da tecnologia na logística. Todas as informações que os gestores precisam referentes ao transporte e estoque são facilmente acessadas por meio desses softwares, como localização de produtos e dados referentes a tráfego e manutenção.
Só que além de recursos, é preciso administrar as pessoas que fazem todo o trabalho acontecer. E aí entram em cena sistemas de gestão de escalas, que pela capacidade de otimizar a distribuição de turnos e folgas, poupam um tempo considerável dos responsáveis por essas tarefas, geralmente adeptos a recursos manuais.
Agilidade e economia
Uma das maiores empresas brasileiras de logística, por exemplo, viu seus custos com horas extras caírem após a adoção de um sistema de gestão inteligente de escalas. Isso porque a ferramenta é configurada com as regras trabalhistas e possui um algoritmo preparado para montar a escala de trabalho ideal, levando em conta o número de colaboradores necessários e respeitando variáveis como as preferências individuais da equipe.
Conclusão: economizar tempo e dinheiro é um dos maiores ganhos ao optar pela tecnologia na logística. Não basta desenvolver os melhores sites e aplicativos para aperfeiçoar a experiência do consumidor, é preciso cuidar da equipe interna para que o produto chegue o quanto antes e sem erros. E tem mais: quando o tempo dos funcionários é otimizado, com recursos que contribuem com o seu trabalho, a produtividade só tem a crescer.
Aquela máxima de que o futuro é agora nunca foi tão verdadeira, assim como a brincadeira do “pediu, chegou”. Com os recursos disponíveis hoje, é plenamente possível que as empresas de logística se organizem melhor, para diminuir ainda mais o tempo entre as etapas de compra do consumidor.
O gerenciamento de informações torna-se mais rápido e seguro com a tecnologia, e a consequência é que além dos clientes, os próprios colaboradores tornam-se ainda mais satisfeitos, em uma corrente verdadeiramente ágil e eficaz de ponta a ponta.
Fonte: Terra