21/02/2022

"Artigo: PIB em 2022 pode surpreender positivamente"

 "Artigo: PIB em 2022 pode surpreender positivamente"


Por Claudio Adilson Gonçalez, Economista, diretor-presidente da MCM Consultores

Conforme o relatório Focus, pesquisa semanal realizada pelo Banco Central (BC), a projeção mediana dos analistas é de estagnação da economia brasileira em 2022, mais precisamente crescimento do PIB de apenas 0,3%. Há vários fatores que justificam esse pessimismo: aumento dos juros norte-americanos, crise na Ucrânia, recrudescimento da pandemia, incertezas do ano eleitoral, elevação dos juros domésticos e quebra da safra de grãos em virtude da meteorologia. Em tese, tudo isso é verdadeiro, mas é preciso levar em conta também alguns fatores positivos.

Nos EUA, é pouco provável, e desnecessário, que a taxa básica de juros (Fed Funds Rate) seja elevada muito acima do que já está precificado pelo mercado. Apesar da elevada inflação corrente, as expectativas para horizontes mais longos estão sob controle, situação muito diferente da prevalecente na segunda metade dos anos 70. Em 1980, Paul Volcker, então presidente do Fed, o BC norte-americano, promoveu forte choque nos juros, que reduziu a inflação, mas levou a economia americana e a de vários países emergentes a severas recessões.

Internamente, temia-se que a eleição presidencial poderia provocar expressivo aumento das incertezas, com efeitos danosos, principalmente sobre os investimentos. No mercado financeiro, já se acredita que Lula é franco favorito. Apesar disso, e mesmo com o aumento do risco geopolítico, neste ano, até a sexta-feira passada, a Bolsa cresceu quase 10% e o real apreciou-se mais de 8%. Particularmente, não concordo muito com essa tranquilidade em ano eleitoral, mas é o que ouço de grandes gestores de recursos e o que vejo nos preços dos ativos.

Os governos estaduais e municipais estão com altíssimas disponibilidades financeiras. Minhas estimativas indicam que o “caixa” dos entes subnacionais pode ser da ordem de R$ 180 bilhões. Com dinheiro na mão, em pleno ano eleitoral, os governantes tendem a expandir obras e a dar aumentos salariais. A União, por sua vez, deve produzir impulso fiscal positivo, ou menos contracionista que em 2021. É injeção na veia da demanda, embora esse expansionismo possa cobrar um preço alto no futuro, dependendo da qualidade dos gastos e das renúncias de receitas.

O forte crescimento dos lançamentos imobiliários em 2020 e 2021 impactará o PIB a partir do segundo semestre do corrente ano, na medida em que os imóveis vendidos comecem a ser construídos. Tampouco a construção pesada, voltada principalmente para infraestrutura, está parada. Algumas concessões em rodovias, ferrovias, saneamento, portos e aeroportos devem ter obras iniciadas já em 2022.

Claro, está mais para voo de galinha do que para retomada sustentável do crescimento, pois esta depende de profundas reformas estruturais. Mas não se deve descartar a possibilidade de expansão do PIB entre 1% e 2% no corrente ano.



Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.