14/02/2025

Área de Logística e Transporte será a mais demandada em quase todo o Brasil até 2027

 Área de Logística e Transporte será a mais demandada em quase todo o Brasil até 2027



Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2,2 milhões são em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 11,8 milhões em treinamento e desenvolvimento, para trabalhadores que precisam se atualizar.


A área de Logística e Transporte será a que mais exigirá novos profissionais até 2027 em 96,15% dos estados brasileiros, com exceção de Alagoas (AL), onde esse setor não aparece como o primeiro mais demandado, mas sim, como o segundo.


Para o professor do curso de Logística EAD da UniCesumar, Guilherme Salles, o crescimento do setor logístico tem grande contribuição da globalização e nos novos modelos de negócios, e que a tendência é aumentar ainda mais. “O transporte, especificamente, é um dos tripés da logística, que é fundamental para todas as etapas do processo. Existe uma frase popular que diz: “Movimentou? Então, é logística”, disse.


Salles ressaltou também que o crescimento do e-commerce tem grande impacto no crescimento do setor. De acordo com ele, a compra e a entrega rápida demandam cada vez mais processos integrados, que funcionem de forma orgânica e simultânea.


Segundo uma publicação do E-commerce Brasil, o setor faturou R$ 204 bilhões em 2024 — uma alta de 10,5% em relação ao ano anterior. A projeção é de que esse faturamento ultrapasse os R$ 230 bilhões em 2025, conforme projeção da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm).


LOGÍSTICA: CRESCIMENTO NAS VAGAS DE TRABALHO


O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de 2023, passando de 34,2 mil para 66,7 mil oportunidades. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE).


As funções que mais apresentaram aumento no número de vagas foram estoquista (139,3%), motorista (102%) e auxiliar de logística (84,7%). No total, essas três ocupações somaram 16,6 mi novas oportunidades publicadas na plataforma, ante 8.002 em 2023.


De acordo com o “Futuro dos Empregos 2025”, relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, motoristas de caminhonete ou de serviços de entrega estão na 2ª posição no ranking das profissões que mais devem crescer até 2030. A lista ainda traz os motoristas de carro, van e motocicleta na 7ª colocação e gerentes gerais e de operações fechando o Top 10.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 DP World Brasil e Maersk firmam acordo para operação no terminal de Santos

17/03/2025

DP World Brasil e Maersk firmam acordo para operação no terminal de Santos

A DP World firmou um acordo estratégico com a Maersk para operar um volume substancial de serviços em seu terminal localizado em Santos. De acordo com as companhias, o acordo comercial t (...)

Leia mais
 Elas na Logística: Francieli Tartari, diretora de Tecnologia e Inovação da BBM 

14/03/2025

Elas na Logística: Francieli Tartari, diretora de Tecnologia e Inovação da BBM 

A transformação no setor de logística não é apenas uma questão de tecnologia, mas também de liderança. Quando se fala em inovação, mulheres como Francieli Tartari Pietsch, têm mostrado q (...)

Leia mais
 Ministro dos Transportes, Renan Filho, recebe maior honraria da Medalha JK em cerimônia na CNT

13/03/2025

Ministro dos Transportes, Renan Filho, recebe maior honraria da Medalha JK em cerimônia na CNT

O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi o grande homenageado da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK, concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). A en (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.