03/09/2020

Apesar de estudo conjunto, desestatização de Santos e São Sebastião deve ocorrer separadamente

 Apesar de estudo conjunto, desestatização de Santos e São Sebastião deve ocorrer separadamente



_Consórcio vencedor, liderado pela DTA Engenharia, assina contrato próxima semana para estudo de modelagem de ambos os portos_

O consórcio de empresas liderado pela DTA Engenharia venceu concorrência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar estudo de modelagem de desestatização dos portos de Santos e São Sebastião. Embora o estudo seja feito conjuntamente, o processo licitatório dos portos deverá ser feito de forma separada, tendo em vista que ambos atendem a mercados distintos. Além da DTA Engenharia o consórcio conta com as empresas Alvarez e Marçal Consultoria, Garín Infraestrutura Assessoria e Participações e com os escritórios de advocacia Lobo & De Rizzo e Navarro Prado.

A previsão é que todo o processo de modelagem ocorra em um ano e meio. Após a finalização dos estudos, o consórcio realizará audiências públicas, além de apresentar os resultados a investidores de todo o mundo. Ao todo participaram da concorrência 38 empresas organizadas em consórcios. Para a seleção foram considerados critérios técnicos, comerciais e de compliance. O evento de assinatura do contrato será próxima semana em Brasília e deve contar com a presença do ministro da Infraestrutura,Tarcísio de Freitas e do presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Segundo informações, as empresas que compõem o consórcio devem se dedicar a aspectos específicos do estudo: algumas deverão analisar questões contábeis, de auditorias, outras se voltam às alternativas de modelagem da gestão portuária. A DTA Engenharia ficará responsável pela área de engenharia e meio ambiente. Portanto, a ênfase será dada à perspectiva ambiental, de governança e às questões sociais.

A ideia é que o novo concessionário respeite os contratos de arrendamentos dos portos, e que, dentre outros aspectos, não aumente o valor das tarifas pagas pelo uso das instalações do porto organizado. Embora com o processo de modelagem ainda esteja em andamento, a expectativa é que o modelo seja o da concessão, isto é, o gestor privado ficará à frente do ativo em média 35 anos, e deverá cumprir com requisitos de gestão.

As empresas consorciadas para o estudo não poderão participar como licitantes do processo de desestatização dos portos em questão. O objetivo é evitar que a concorrência seja prejudicada. A previsão é que o leilão de ambos os portos ocorra no primeiro trimestre de 2022.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

04/11/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

O trabalho dos Operadores Logísticos (OLs) no Brasil tem se expandido muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desd (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.