03/09/2020

Apesar de estudo conjunto, desestatização de Santos e São Sebastião deve ocorrer separadamente

 Apesar de estudo conjunto, desestatização de Santos e São Sebastião deve ocorrer separadamente



_Consórcio vencedor, liderado pela DTA Engenharia, assina contrato próxima semana para estudo de modelagem de ambos os portos_

O consórcio de empresas liderado pela DTA Engenharia venceu concorrência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar estudo de modelagem de desestatização dos portos de Santos e São Sebastião. Embora o estudo seja feito conjuntamente, o processo licitatório dos portos deverá ser feito de forma separada, tendo em vista que ambos atendem a mercados distintos. Além da DTA Engenharia o consórcio conta com as empresas Alvarez e Marçal Consultoria, Garín Infraestrutura Assessoria e Participações e com os escritórios de advocacia Lobo & De Rizzo e Navarro Prado.

A previsão é que todo o processo de modelagem ocorra em um ano e meio. Após a finalização dos estudos, o consórcio realizará audiências públicas, além de apresentar os resultados a investidores de todo o mundo. Ao todo participaram da concorrência 38 empresas organizadas em consórcios. Para a seleção foram considerados critérios técnicos, comerciais e de compliance. O evento de assinatura do contrato será próxima semana em Brasília e deve contar com a presença do ministro da Infraestrutura,Tarcísio de Freitas e do presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Segundo informações, as empresas que compõem o consórcio devem se dedicar a aspectos específicos do estudo: algumas deverão analisar questões contábeis, de auditorias, outras se voltam às alternativas de modelagem da gestão portuária. A DTA Engenharia ficará responsável pela área de engenharia e meio ambiente. Portanto, a ênfase será dada à perspectiva ambiental, de governança e às questões sociais.

A ideia é que o novo concessionário respeite os contratos de arrendamentos dos portos, e que, dentre outros aspectos, não aumente o valor das tarifas pagas pelo uso das instalações do porto organizado. Embora com o processo de modelagem ainda esteja em andamento, a expectativa é que o modelo seja o da concessão, isto é, o gestor privado ficará à frente do ativo em média 35 anos, e deverá cumprir com requisitos de gestão.

As empresas consorciadas para o estudo não poderão participar como licitantes do processo de desestatização dos portos em questão. O objetivo é evitar que a concorrência seja prejudicada. A previsão é que o leilão de ambos os portos ocorra no primeiro trimestre de 2022.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.