No dia 17 de julho a ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) completou 13 anos de história. Com uma trajetória marcada por um trabalho árduo com o objetivo de fortalecer a figura do Operador Logístico (OL) no Brasil, colaborar para a construção de políticas públicas, o fortalecimento da segurança jurídica e o reconhecimento da logística como setor estratégico para o desenvolvimento do país, a entidade vem trilhando um caminho de sucesso, representando, promovendo, desenvolvendo o mercado e gerando valor de forma sustentável.
“Nosso papel, como Associação, inclui um grande processo de interlocução junto ao poder público, à imprensa e à sociedade, defendendo pautas estruturantes que impactam diretamente a competitividade e a eficiência da economia brasileira. O Operador Logístico é essencial para a sociedade, mas, muitas vezes não é reconhecido como tal. É preciso trazer à luz a relevância desses profissionais, que garantem a chegada dos produtos nas prateleiras do supermercado; as entregas do e-commerce; a distribuição de vacinas nos postos de saúde; as exportações do agronegócio; o abastecimento das indústrias e de tantas outras atividades econômicas”, comenta Marcella Cunha, diretora Executiva da Associação.
Por meio de pesquisas, eventos, roadshows e constante diálogo com stakeholders públicos e privados, a ABOL também promove e estimula amplo conhecimento para a cadeia de logística. Ao longo de 2025, por exemplo, debateu e se posicionou sobre temas como: mudanças climáticas e diminuição da pegada de carbono, Reforma Tributária, escassez de motoristas, greve dos auditores da receita, o decreto que prioriza a contratação dos Correios e muitos outros. E, claro, sem esquecer de um de seus principais pleitos: a aprovação do PL dos Operadores Logísticos, que tem como foco criar a figura do Operador Logístico (OL) no Brasil e complementar o Decreto sobre o estabelecimento de Armazéns Gerais no país, de 1903. Ele foi aprovado no dia 29 de maio pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS), da Câmara dos Deputados e agora segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), antes de ser encaminhado ao Senado Federal.
“A ABOL continuará atuando ativamente junto aos parlamentares e órgãos competentes para garantir que o projeto avance nas próximas etapas e seja definitivamente aprovado, beneficiando todo o ecossistema logístico nacional. E a celebração dos nossos 13 anos também é sobre isso: um convite à reflexão, à avaliação do presente e do futuro da logística, e o papel dos OLs na consolidação de um Brasil mais integrado e produtivo”, diz Marcella.