19/08/2021

Ampliação de ferrovias reduziria custo do transporte, diz especialista

 Ampliação de ferrovias reduziria custo do transporte, diz especialista


O coordenador do Núcleo de Logística e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, avalia que é “completamente viável” que seja estabelecido um novo marco legal para as ferrovias no país.

Nesta semana, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que o governo avalia a edição de uma Medida Provisória para o setor.

Segundo ele, o Congresso analisa um modelo para uniformizar regras e prevê a adoção do sistema de autorização e exploração, ao invés de concessão. Ou seja, não há leilão, a empresa interessada leva ao governo a proposta que, se seguir as regras estabelecidas, é aprovada.

Para Paulo Resende, “o que menos importa” é o modelo escolhido, mas, sim, “a eficiência e produtividade da logística integrada".

“Ter um modelo só é muito pobre para um país com a capacidade brasileira de exploração de ferrovias, estamos falando não só de grandes trechos para servir setores econômicos, mas de capacidade de reduzir em mais de 30% o custo logístico de transporte de commodities, que são o nosso carro-chefe”, explicou.

Resende vê a malha ferroviária como um modelo competitivo, mas que precisa de parcerias. “O Brasil precisa pensar na logística integrada onde novos trechos têm que se integrar às grandes malhas que nós temos já concedidas, fazer parcerias com modal rodoviário".

Ele ressalta que, hoje, há bitributação, por exemplo, quando uma carga passa do caminhão para a ferrovia, algo que “desfavorece a logística e acaba, de certa forma, cobrado da população".

O especialista disse que o Brasil precisa do planejamento de longo prazo imediatamente, mas que, como os investimentos são da ordem de bilhões de dólares, com fundos internacionais avessos ao risco, “pensar em ferrovias nos próximos 2 ou 3 anos é muito difícil, mas é preciso iniciar".



Fonte: CNN

Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.