02/12/2025

Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

 Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza



A gigante Amazon e a empresa de logística do grupo alemão Deutsche Post DHL irão se instalar no complexo logístico nos arredores do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A informação foi confirmada pelo diretor de Negócios da Cone S.A., Fernando Perez.


O projeto do centro logístico é de responsabilidade da Aerotrópolis S.A., empresa ligada à Cone.


De acordo com ele, o espaço receberá investimento superior a R$ 1 bilhão em estrutura e até R$ 600 milhões em equipamentos. “Estamos negociando com outros gigantes do e-commerce também”, afirmou.


Perez acrescentou que a primeira fase das operações do centro logístico deve iniciar em fevereiro de 2026. Recentemente, o terreno envolveu-se em um imbróglio com a suspensão de parte da obra por desmatamento, após a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apontarem irregularidades.


O Governo do Estado abriu um grupo de trabalho (GT) multidisciplinar e interinstitucional que irá informar o que foi avaliado em dezembro próximo.


Parcerias com o campus Fortaleza do ITA


Perez também compartilhou que realizou reuniões com representantes da Força Aérea Brasileira com vistas a criar parceria com o campus Fortaleza do ITA, que também está em obras. Os equipamentos serão vizinhos.


Como o centro pode criar até 12.500 empregos diretos, o ITA naturalmente poderá suprir mão de obra de engenharia para o empreendimento.


Logística aérea ganhará impulso


Companhias aéreas como a Latam devem evoluir em parcerias de entrega de e-commerce com a gigante Amazon, nacionalmente, algo já realizado, por exemplo, entre Gol e Mercado Livre, com aeronaves que operam em Fortaleza.


Em painel realizado na Expolog, nesta quinta, 27/11, no Centro de Eventos, para anunciar a homologação do Terminal de Cargas (Teca) de Fortaleza para cargas internacionais de remessa rápida, representantes da Air France Cargo e Latam Cargo estiveram presentes.


O centro logístico terá movimentação principal de cargas domésticas/nacionais, mas deve atingir elevados números de cargas internacionais com a homologação do Teca.


Fonte: Diário do Nordeste



Notícias Relacionadas
 Transportadores podem pagar 40% menos em multas ao aderir à notificação eletrônica da ANTT

11/03/2026

Transportadores podem pagar 40% menos em multas ao aderir à notificação eletrônica da ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está ampliando a digitalização de seus serviços e criando um incentivo direto para transportadores e empresas regularizarem suas pendê (...)

Leia mais
 ANTT inicia integração nacional para verificação automática dos seguros obrigatórios do transporte de cargas

11/03/2026

ANTT inicia integração nacional para verificação automática dos seguros obrigatórios do transporte de cargas

Período de homologação do sistema começa em 10 de março e permitirá o intercâmbio automatizado de dados entre seguradoras e o RNTRC; verificação passará a valer para inscrição e manu (...)

Leia mais
 DP World reforça compromisso com equidade de gênero no Brasil

09/03/2026

DP World reforça compromisso com equidade de gênero no Brasil

A DP World reforça o seu compromisso com a equidade de gênero no Brasil ao ampliar a presença feminina em funções operacionais, de liderança e em programas de capacitação no setor portuá (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.