08/11/2021

Alto custo com frete de contêineres alavanca uso de big bags

 Alto custo com frete de contêineres alavanca uso de big bags


O agronegócio brasileiro está sendo impactado pela alta nos preços dos fertilizantes, devido à redução da oferta de matéria-prima — insumos como cloreto de potássio, ureia e fosfato — importados de países como Rússia, Canadá e Marrocos.

Para reduzir custos de transporte e manter a integridade do produto que chega para o plantio, produtores rurais e cooperativas ampliam o uso de big bags. "É importante garantir mais qualidade ao produto que vem para o Brasil, pensando também na qualidade com que ele vai chegar até a cooperativa que faz a distribuição destes fertilizantes", diz Leandro Klaus, gerente da Delta Porto, empresa especializada em movimentação de big bags e que atua no Porto de Paranaguá (PR).

O Brasil, 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, depende do mercado externo para o abastecimento. De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), logo no primeiro semestre de 2021 os agricultores brasileiros utilizaram 23,8 milhões de toneladas de fertilizantes, sendo 20 milhões só de produtos importados. Em 2020, 85% dos fertilizantes utilizados no Brasil também foram importados de outros países.

A adoção dos big bags oferecem atualmente redução de custos — a recente alta no preço de frete marítimo de contêineres foi um fator determinante para a maior procura por embarques de big bags em navios break bulk. A escassez de contêineres exigiu soluções no transporte marítimo do mundo todo, resultando na busca por redução de custos e maior competitividade.

Os big bags são feitos de materiais de alta durabilidade e resistência, comportando até 2 mil quilos de carga por embalagem.



Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Brado e Alcoa viabilizam operação logística multimodal que reduz emissões e fortalece o corredor logístico nacional

12/05/2026

Brado e Alcoa viabilizam operação logística multimodal que reduz emissões e fortalece o corredor logístico nacional

A Brado Logística, líder nacional em serviços de logística multimodal, e a Alcoa, líder global na produção de bauxita, alumina e alumínio, estão implementando uma nova operação multimoda (...)

Leia mais
 “Porto bom transforma recorde em competitividade nacional”, afirma Roberto Teller

12/05/2026

“Porto bom transforma recorde em competitividade nacional”, afirma Roberto Teller

A Tribuna entrevista diretor de operações da MovectaPode-se afirmar que Roberto Teller, diretor de Operações da Movecta, empresa de logística integrada e comércio ext (...)

Leia mais
 Robôs e homens: Tecnologia europeia baseada na IA visa reformular logística do e-commerce

11/05/2026

Robôs e homens: Tecnologia europeia baseada na IA visa reformular logística do e-commerce

Os robôs com IA já embalam, selecionam e classificam artigos em armazéns de e-commerce como os humanos fariam, só que de forma mais rápida, mais eficiente e mais precisa. Os promotores a (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.