Como reportamos recentemente, a Qantas ainda planeja uma grande encomenda para renovar sua frota doméstica. O CEO da empresa australiana acha que esse é o momento certo para negociar e conseguir um bom preço. Atualmente, a empresa tem 75 jatos Boeing 737-800 na sua frota, mas não fez nenhuma encomenda para substituí-los, sendo uma das poucas grandes empresas que ainda não tomou a decisão entre o Airbus A320neo e um Boeing 737 MAX.
“Nós vamos renovar a nossa frota doméstica na próxima década. Agora é a hora de fazer as encomendas porque o preço está muito bom”, afirmou Alan Joyce, CEO da Qantas.
Sem passageiros por causa da pandemia, as empresas aéreas pararam de fazer encomendas e estão devolvendo alguns de seus aviões. Isto tem forçado as fabricantes como Airbus e Boeing a renegociar contratos, assim como baixar os preços. É neste contexto de oportunidade que Alan Joyce espera economizar uma boa grana para a Qantas.
Segundo o portal Ch-Aviation, dos 75 jatos 737 da empresa, 16 são alugados (leasing) e os 59 restantes são de propriedade da própria Qantas. Por serem aviões próprios, a empresa acaba não tendo que preocupar com o leasing, mas terá que vendê-los por conta própria, o que não será fácil agora, apesar do aquecido mercado de conversões para cargueiro do Boeing 737.
Os Boeings têm em média 13 anos de idade, podendo ainda operar por bastante tempo. Em contraste, a subsidiária da Qantas, a JetStar, optou pela família A320neo da Airbus para renovação de frota. A data para a decisão de compra não foi revelada pelo CEO, mas não deve demorar a acontecer, exatamente para aproveitar o tempo de vendas baixas e descontos.
20/12/2024
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