09/06/2021

ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo

 ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo


Diante da essencialidade do setor e da impossibilidade de isolamento social durante a pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dos Operadores Logísticos (OLs) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI). O pedido foi feito por meio de ofício protocolado junto à pasta na semana passada.

No texto, a instituição deixou claro que desde o início da disseminação do vírus, no ano passado, supervisores e auxiliares de logística não pararam. Pelo contrário. Muitos Operadores Logísticos, inclusive, precisaram aumentar a sua capacidade operacional e enfrentar o enorme desafio imposto pelo crescente fluxo do e-commerce e o aumento da demanda por produtos fármacos e médicos.

Para acompanhar o novo momento, as empresas tiveram que contratar mais funcionários e colaboradores em um contexto de insegurança sanitária. Os próprios números divulgados na imprensa mostram o aumento significativo de atividades econômicas, que estão diretamente relacionadas ao trabalho do OL. Em fevereiro deste ano, por exemplo, foi verificado um incremento de 3,7% no volume de todos os serviços prestados no País. As vendas online, em particular, registraram alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021.

“Ainda que os OLs tenham adotado todos os protocolos de segurança e boas práticas internacionais para garantir um ambiente seguro para os profissionais, que não poderiam trabalhar de casa pela natureza do serviço prestado, sabemos que o risco de contaminação ainda existe e só poderá ser reduzido a partir da vacinação”, afirmou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. Ela espera que o pedido seja atendido o quanto antes, pois juntamente aos caminhoneiros, portuários e aeroportuários - já inseridos entre os prioritários do PNI - os operadores são atores imprescindíveis para a cadeia de suprimentos brasileira.

As considerações feitas pela ABOL foram reforçadas pelo corpo de conselheiros que forma o Brasil Export - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, parceiro da Associação. Em carta encaminhada aos ministérios da Saúde e Infraestrutura, o grupo afirmou ser fundamental ampliar o leque de categorias contempladas como prioritárias no PNI. Nesse sentido, eles apontaram práticos, agentes marítimos, vistoriadores de carga, despachantes aduaneiros, empregados em estaleiros, empresas de armazenagem, condomínios e operadores logísticos, profissionais que atuam na manutenção de rodovias e ferrovias, dentre outros.

Notícias Relacionadas
 Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins

29/11/2024

Black Friday tenta impulso final para vencer anos ruins

Segunda data mais importante para o varejo, a Black Friday perdeu força nesta semana, após um início de mês animador, e precisa voltar a acelerar a partir de hoje para atingir as projeçõ (...)

Leia mais
 Black Friday: Operadores logísticos priorizam experiência do consumidor

29/11/2024

Black Friday: Operadores logísticos priorizam experiência do consumidor

Com a Black Friday marcada para 29 de novembro, operadores logísticos filiados à Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) estão focados em atender às crescentes exigências (...)

Leia mais
 Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação

27/11/2024

Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação

Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios "cada vez maiores" (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.