20/02/2025

ABOL realiza 3° Encontro presencial de Diretorias e Grupos de Trabalho



Os principais assuntos que vão permear as ações da ABOL em 2025 foram apresentados na tarde desta quarta-feira (19), durante o 3° Encontro presencial de Diretorias e Grupos de Trabalho da Associação, em São Paulo. 


Cerca de 60 representantes de Operadores Logísticos associados participaram do evento, que buscou garantir o engajamento e a união das empresas nos debates, assim como a apresentação de possíveis soluções para o setor. 


O encontro foi conduzido pela diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, que enalteceu a importância do planejamento e alinhamento conjunto entre os OLs, fortalecendo a representatividade e o posicionamento dos maiores operadores do País, diante de temas relevantes para o dia a dia das operações e da gestão das empresas. 


Cada líder dos grupos e diretorias apresentou um macrotema que será o ponto focal ao longo do ano. A Reforma Tributária, por exemplo, foi colocada sob os holofotes pelo responsável da Diretoria Tributária Contábil, Fábio Collet. Ele sugeriu a criação de um subgrupo específico para a nova legislação com especialistas na área tributária e de TI. 


Já o Projeto de Lei 3757/2020 foi o destaque da agenda do diretor de Assuntos Jurídicos e Regulatórios da ABOL, Rômulo Barcellos, que é gerente jurídico da Multilog. Ele atualizou os participantes sobre a tramitação do PL e as peculiaridades do novo texto, mais enxuto do que a primeira versão. 


O representante da Diretoria de Logística de Produtos de Interesse à Saúde, Kleber Fernandes, citou a criação do ebook de ‘Logística Farmacêutica’, que deve ser entregue até o mês de julho. O material servirá como um “panfleto” a ser utilizado, por exemplo, na abordagem de fiscais ou na defesa de uma licença. “O ebook irá somar às literaturas que já são utilizadas”, salientou o também diretor de Qualidade e Gestão Técnica da Solistica, Kleber Fernandes. 


Em meio às alterações bruscas de temperatura do planeta, Marcos Azevedo, da diretoria de ESG, observou a necessidade de inclusão da mudança climática na matriz de risco das empresas, além de enfatizar a importância dos OLs elaborarem o seu inventário de emissões. Em 2024, a ABOL lançou o primeiro Inventário de Emissões das associadas e pretende dar continuidade à segunda versão este ano com a participação de todas as empresas. 


Além das quatro diretorias, a Associação conta ainda com a de Capital Humano, que terá um novo representante em 2025, e a de Operações e Inovação, liderado pelo diretor Comercial e de Projetos da Brado, Daniel Salcedo.





 




Notícias Relacionadas
 FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

21/05/2025

FM Logistic aposta em alto dos mercados de luxo e beleza

O Brasil está entre os dez mercados de luxo que mais crescem no mundo, com expectativa de avançar 20% até 2029, de acordo com a Euromonitor International. Esse movimento impulsiona setor (...)

Leia mais
 Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

21/05/2025

Reoneração da folha de pagamentos pode elevar custo do frete em até 5,1% até 2028

A reoneração gradual da folha de pagamentos, em curso desde janeiro deste ano, pode gerar impactos relevantes nos custos do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Segundo estimativas (...)

Leia mais
 Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

20/05/2025

Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande

A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica prov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.