20/02/2025

ABOL realiza 3° Encontro presencial de Diretorias e Grupos de Trabalho



Os principais assuntos que vão permear as ações da ABOL em 2025 foram apresentados na tarde desta quarta-feira (19), durante o 3° Encontro presencial de Diretorias e Grupos de Trabalho da Associação, em São Paulo. 


Cerca de 60 representantes de Operadores Logísticos associados participaram do evento, que buscou garantir o engajamento e a união das empresas nos debates, assim como a apresentação de possíveis soluções para o setor. 


O encontro foi conduzido pela diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, que enalteceu a importância do planejamento e alinhamento conjunto entre os OLs, fortalecendo a representatividade e o posicionamento dos maiores operadores do País, diante de temas relevantes para o dia a dia das operações e da gestão das empresas. 


Cada líder dos grupos e diretorias apresentou um macrotema que será o ponto focal ao longo do ano. A Reforma Tributária, por exemplo, foi colocada sob os holofotes pelo responsável da Diretoria Tributária Contábil, Fábio Collet. Ele sugeriu a criação de um subgrupo específico para a nova legislação com especialistas na área tributária e de TI. 


Já o Projeto de Lei 3757/2020 foi o destaque da agenda do diretor de Assuntos Jurídicos e Regulatórios da ABOL, Rômulo Barcellos, que é gerente jurídico da Multilog. Ele atualizou os participantes sobre a tramitação do PL e as peculiaridades do novo texto, mais enxuto do que a primeira versão. 


O representante da Diretoria de Logística de Produtos de Interesse à Saúde, Kleber Fernandes, citou a criação do ebook de ‘Logística Farmacêutica’, que deve ser entregue até o mês de julho. O material servirá como um “panfleto” a ser utilizado, por exemplo, na abordagem de fiscais ou na defesa de uma licença. “O ebook irá somar às literaturas que já são utilizadas”, salientou o também diretor de Qualidade e Gestão Técnica da Solistica, Kleber Fernandes. 


Em meio às alterações bruscas de temperatura do planeta, Marcos Azevedo, da diretoria de ESG, observou a necessidade de inclusão da mudança climática na matriz de risco das empresas, além de enfatizar a importância dos OLs elaborarem o seu inventário de emissões. Em 2024, a ABOL lançou o primeiro Inventário de Emissões das associadas e pretende dar continuidade à segunda versão este ano com a participação de todas as empresas. 


Além das quatro diretorias, a Associação conta ainda com a de Capital Humano, que terá um novo representante em 2025, e a de Operações e Inovação, liderado pelo diretor Comercial e de Projetos da Brado, Daniel Salcedo.





 




Notícias Relacionadas
 ID Logistics compromete-se a reduzir 20% das emissões em cinco anos

20/10/2025

ID Logistics compromete-se a reduzir 20% das emissões em cinco anos

A ID Logistics assumiu o compromisso de, no prazo de cinco anos, reduzir em pelo menos 20% as emissões de CO₂ associadas à sua atividade logística, incluindo transporte, armazenagem e pr (...)

Leia mais
 JSL abre vagas para refugiados e migrantes em Guarulhos

17/10/2025

JSL abre vagas para refugiados e migrantes em Guarulhos

A JSL abrirá na próxima segunda-feira (20) as inscrições para a terceira edição do programa Conectando Fronteiras, iniciativa que visa a inclusão e a empregabilidade de refugiados e migr (...)

Leia mais
 Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL

17/10/2025

Comércio global cresce apesar da turbulência tarifária, aponta DHL

O comércio global continua a mostrar resiliência, mesmo diante de tarifas norte-americanas que alcançam níveis inéditos desde a década de 1930. Uma atualização do DHL Global Connectednes (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.