05/10/2022

ABOL participa do Fórum ITL, em Brasília

 ABOL participa do Fórum ITL, em Brasília



A ABOL marcou presença, na manhã desta quarta-feira (5), no 2° Fórum ITL de Inovação do Transporte, organizado pela CNT em parceria com o Sest/ Senat e o Instituto de Transporte e Logística (ITL). A abertura foi feita pelo Ministro da Infraestrutura (Minfra), Marcelo Sampaio, o presidente da CNT, Vander Costa, e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O objetivo principal do encontro é discutir "Fontes Alternativas de Energia do Transporte".


Em sua apresentação, Sampaio falou sobre o desenvolvimento de plantas industriais para produção de veículos elétricos no Brasil, assim como seu uso em centros urbanos. Além disso, o chefe do Minfra destacou pontos relevantes relacionados aos diferentes modais de transporte.


Para o setor de aviação, ele observa a necessidade de melhorar e otimizar as rotas das aeronaves, trazendo mais eficiência ecológica. No setor ferroviário, o destaque ficou para as chamadas "locomotivas verdes". Recentemente, o Minfra criou o programa Frota Ferroviária Verde. A iniciativa representa um avanço para incrementar a sustentabilidade do material rodante no âmbito das concessões e autorizações ferroviárias federais.


Quando se trata das rodovias, ainda predominantes no transporte de cargas no Brasil, Sampaio apontou a importância do planejamento de rotas mais eficientes para, além de reduzir o frete, diminuir o consumo de energia. O Programa RENOVAR para caminhoneiros também foi lembrado, pois estimula a modernização da frota de caminhões, aumentando a produtividade do setor logístico e diminuindo a emissão de poluentes.


Outras questões levantadas envolveram a necessidade de priorizar a agenda do biocombustível, dos estudos para o hidrocombustível e o próprio gás GLP. Sampaio também ressaltou a essencialidade do setor privado no investimento da infraestrutura do País, contribuindo para o seu desenvolvimento.


A programação do Fórum ITL segue até o final da tarde com transmissão feita pelo Youtube da CNT.



Notícias Relacionadas
 Multilog faz mais uma aquisição e antecipa marca do bilhão

02/12/2022

Multilog faz mais uma aquisição e antecipa marca do bilhão

Cinco meses depois de comprar a Martins & Medeiros, a Multilog acaba de fechar a aquisição da Apoio Logística, que pode adicionar mais 15% de faturamento no ano que vem. A operadora (...)

Leia mais
 Wilson Sons, Hidrovias do Brasil e Santos Brasil realizam evento inédito para debater perspectivas do setor

02/12/2022

Wilson Sons, Hidrovias do Brasil e Santos Brasil realizam evento inédito para debater perspectivas do setor

Pela primeira vez na história do mercado financeiro brasileiro, a Wilson Sons (PORT3), Hidrovias do Brasil (HBSA3) e Santos Brasil (STBP3), companhias listadas no segmento do Novo Mercad (...)

Leia mais
 CNT lança análise dos investimentos públicos federais em infraestrutura de transporte de 2001 a 2021

01/12/2022

CNT lança análise dos investimentos públicos federais em infraestrutura de transporte de 2001 a 2021

Em quais finalidades foram aplicados os investimentos públicos federais em infraestrutura de transporte nos últimos 21 anos? Quais as fontes de recursos para a área e qual a sua destinaç (...)

Leia mais

© 2022 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.