ESG não é filantropia e caridade, não é certificado e não é apenas números ou sustentabilidade corporativa. ESG é risco financeiro do negócio dos investimentos. As afirmações resumem a palestra feita pelo especialista no tema, Roberto Roche, na manhã desta quinta-feira, durante o primeiro ABOL Day de 2022. A abertura foi feita pela diretora executiva, Marcella Cunha.
O encontro, voltado aos Operadores Logísticos filiados à Associação, foi uma verdadeira aula sobre o quanto vale a imagem da empresa em que cada um trabalha. Cerca de 70 pessoas acompanharam a apresentação e engajaram sobre esse tema, considerada tão relevante e presente nas empresas atualmente.
O surgimento do ESG foi o ponto de partida, trazendo à tona acidentes, que marcaram a história do mundo corporativo no País e no mundo, como as 47 ocorrências envolvendo nitrato de amônio. “Grandes acidentes, empresas quebrando, multas milionárias. Todo impacto socioambiental causa um desastre econômico na região, empresa e até mesmo em toda a cadeia de logística de suprimentos. O ponto em comum nos acidentes é justamente a falta de governança. É preciso mostrar para os investidores que o risco ESG está sob controle”, destacou Roche, lembrando que compensação não é solução.
Segundo o especialista, ESG é um processo infinito, que aos poucos vai sendo elaborado, ou seja, não acontece de um dia para o outro. Isso significa que não há empresa 100% ou 0% ESG. “Não é classificação binária, precisa ser analisado o nível de maturidade ESG”. Para Roche, não existirá empresa que a sociedade não queira. O segredo é estar atento ao anseio dos investidores, que são soberanos em seus critérios. “É fundamental ter uma gestão de riscos para demonstrar ao mercado financeiro e à sociedade, que podem dormir tranquilos”.
Marcella observa o evento como de suma importância para os Operadores Logísticos, que vêm buscando uma gestão mais baseada em valores humanitários, ambientais e transparência. “Ao mesmo tempo, é importante desmistificar e “desromantizar” o que ESG significa no mundo corporativo. A palestra do Roberto Roche foi muito esclarecedora nesse sentido.”
27/11/2024
Costa Filho defende avanços na agenda de sustentabilidade no mercado de aviação e navegação
Durante o seminário “Brasil rumo à COP 30”, realizado pela Editora Globo em parceria com a CCR, o ministro afirmou que o governo tem estimulado a contratação de navios "cada vez maiores" (...)