Como entidade representativa dos maiores Operadores Logísticos do País, a ABOL comemorou seus 12 anos, em 17 de julho, em meio a empresários e autoridades que demonstraram satisfação pelo trabalho realizado pela entidade e pelo caminho trilhado durante pouco mais de uma década. O compromisso da Associação com a regulamentação da atividade do OL foi lembrado, diante dos avanços na tramitação do Projeto de Lei 3757/2020, que em dezembro foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Câmara dos Deputados.
A regulamentação do setor vai favorecer as regras referentes ao transporte e armazenagem de mercadorias, garantir maior segurança jurídica para o mercado, órgãos anuentes e fiscalizadores, favorecer o ambiente de negócios, tornando-o mais atrativo, impactar o custo Brasil e oferecer sustentabilidade ao setor no longo prazo, com geração de emprego e renda.
"Caminhamos rumo a uma regulamentação que trará um ambiente mais favorável à prestação dos serviços logísticos oferecidos pelos OLs no país, tanto sob o aspecto regulatório e fiscalizatório, quanto sob o aspecto de geração de novos negócios e, logo, de emprego e renda. É muito interessante ver a ABOL chegar aos 12 anos com tantos avanços que contribuem diretamente para o desenvolvimento das empresas associadas", ressaltou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, um dos homenageados na comemoração, aproveitou o momento para reforçar a importância do mercado para o País, garantindo que a grande atração de investimentos tem relação direta com o crescimento da logística e consequente atuação dos Operadores.
"De nenhum dos oito países em que estive até agora, voltei com menos de R$ 5 bilhões. Isso mostra a força que São Paulo está tendo na captação de investimento externo. E esse movimento está diretamente ligado à logística. Apenas em Centros de Distribuição no estado, nesse momento temos 12 novos sendo projetados", disse Lima, destacando ainda a necessidade de incentivo à multimodalidade: "Queremos investir fortemente nos quatro modais", completou.
A relevância do mercado foi corroborada pelos números apresentados por Maria Fernanda Hijar, sócia do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), que está, pela segunda vez, desenvolvendo o "Perfil dos Operadores Logísticos no Brasil", estudo encomendado a cada dois anos pela ABOL. O levantamento traz incrementos significativos em relação à última versão, divulgada em 2022, no que se refere ao número de OLs atuando no país, movimentação, faturamento, abrangência territorial e diversificação de serviços de transporte e armazenagem ofertados. A íntegra dos dados será divulgada pela ABOL ainda neste segundo semestre.
Uma homenagem aos idealizadores da entidade, Shirley Simão e Luis Augusto Ópice, também integrou a comemoração de mais de uma década da Associação, que hoje tem Eduardo Araújo, diretor de Logística da Fedex, como presidente do Conselho Deliberativo.
Quando a ABOL foi criada, Luis Augusto de Camargo Ópice era diretor presidente do Terminal para Contêineres da Margem Direita S.A. (Tecondi), atual Ecoporto Santos / Grupo Ecorodovias, enquanto Shirley Simão já atuava como sócia-diretora da Publicare (Revista Tecnologística) e fez parte do processo pelo seu farto conhecimento do mercado, o que facilitaria amalgamar as principais lideranças do setor.
Atuação - Com o passar do tempo, a ABOL se mostra cada vez mais comprometida com os assuntos que impactam diretamente o segmento. Por meio de seis diretorias e grupos de trabalho, a entidade tem ampliado as discussões sobre temas como ESG, capital humano, inovação, regulatório, tributação, entre outros.
A ABOL possui sede em São Paulo e escritório em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Novo associado - A consolidação da ABOL ficou ainda mais evidente ao integrar uma nova empresa ao seu grupo de associadas. A DP World é a nova filiada da Associação, agregando valor aos debates e contribuindo com a sua vasta experiência ao ser responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais portuário privado multipropósito do Brasil, localizado na Margem Esquerda do Porto de Santos.