A ABOL esteve presente na posse do novo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. A pasta volta a existir, após ter sido incorporada ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) no governo anterior. A cerimônia aconteceu na sede do ministério, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin. A transmissão de cargo foi feita pelo, até então, ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O Minfra foi extinto.
Durante o seu discurso, França afirmou que "o setor está pronto para voltar a sorrir", além de enaltecer a importância dos portos para o desenvolvimento da economia brasileira. O ex-governador de São Paulo também destacou que os processos de privatização não homologados serão reavaliados pela pasta, mas rechaçou que as concessões já validadas serão afetadas. Ele reiterou ainda que a Infraero será fortalecida na nova gestão e que o "Brasil precisa de mais aeroportos regionais".
"O setor portuário está diretamente ligado ao mercado de logística. Inclusive, a ABOL conta com associadas que atuam diretamente em portos pelo País. Estamos prontos para contribuir com as discussões, sempre colaborando para o incremento da infraestrutura brasileira", disse a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, acompanhada da Diretora Jurídica e de Relações Internacionais da Wilson Sons, Operador filiado à Associação, Roberta Carvalhal.
Márcio França começou a carreira política em São Vicente. Ele foi prefeito da cidade da Baixada Santista, em São Paulo, por dois mandatos. Além disso, foi deputado federal, também por dois mandatos.