17/11/2020

Abac relata ao Minfra conflitos entre a Resolução do CNIg e BR do Mar

 Abac relata ao Minfra conflitos entre a Resolução do CNIg e BR do Mar


As mudanças realizadas pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg) por meio da aprovação da nova Resolução nº 42/202 vêm mexendo com o setor. Isso porque aquela traz mudanças significativas na Resolução Normativa n. 06/2017 (RN 06). Esta norma trata da autorização de residência para fins trabalhistas de marítimos estrangeiros, bem como das regras de proporcionalidade de marítimo a bordo de embarcações estrangeiras.

Entretanto, segundo a Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac), a nova resolução não trouxe apenas pequenas alterações, mas sim uma ampla revisão que pode impactar o Projeto de Lei (n. 4199/2020), o BR do Mar. O diretor-executivo da associação, Luís Resano, afirmou que a resolução do Conselho entre em conflito com alguns aspectos do PL, como, por exemplo, no aspecto da residência.

De acordo com a Resolução, em caso de um prazo de estada de estrangeiro por prazo superior a 90 dias, a autorização de residência será obrigatória. No entanto, Resano alerta para o fato de que o BR do Mar traz a possibilidade de que o afretamento a tempo pode se estender por dois anos. Desse modo, ele questiona como seria a autorização de residência por todo este período.

Por esta razão, a associação encaminhou uma correspondência para o Ministério da Infraestrutura relatando o “descompassado” entre a nova Resolução e o Projeto de Lei. “Um não conversa com o outro”, frisou Resano. Ele afirmou ainda que o Conselho realizou as mudanças à revelia das empresas. “Não deu nenhuma oportunidade para os representantes do transporte”, criticou. De acordo com ele, houve um único encontro sobre o tema em fevereiro deste ano, porém, as propostas de mudança foram apresentadas de forma genérica.

Uma das principais propostas de mudança, para a cabotagem, diz respeito à proporcionalidade de marítimos que passa, a partir de agora, a ser calculada em cada seção de convés e máquinas e em cada conjunto de oficiais e subalternos; e sobre o total de profissionais existentes a bordo. De acordo com Resano, esta nova configuração pode causar problemas no momento em que houver a necessidade de substituições de marítimos.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.