30/10/2020

A logística internacional está pronta para a vacina contra a COVID-19?

 A logística internacional está pronta para a vacina contra a COVID-19?


por Jackson Campos

Desenvolver a vacina para COVID-19 é apenas o primeiro de muitos passos quando o objetivo é imunizar toda a população do planeta. Depois, vem a preocupação de como transportar 8 bilhões de doses mantendo a temperatura aprovada.

Ainda não se sabe qual será a temperatura exata, pois isso depende de diversos fatores, como a forma da vacina que será produzida, por exemplo, contudo, as faixas de temperatura de conservação são desafiadoras podendo ser desde congelada até temperatura ambiente.

Independentemente qual for o intervalo de temperatura, manter de um ponto a outro do mundo não será tarefa fácil, já que isso depende de prestadores de serviços de logística especializada em saúde de ponta a ponta, desde armazéns, aviões, embalagens adequadas, pontos de conexão e locais de salvaguarda para emergências.

E não para por aí, ainda será necessário fabricar material refrigerante (como gelo seco, por exemplo, que é muito usado para baixas temperaturas), refrigeradores, embalagens primárias que suportem baixas temperaturas e tudo isso em larga escala numa velocidade recorde.

Não se sabe se a vacina será importada ou produzida no Brasil, contudo, seja qual for a origem, as matérias primas serão importadas devem obedecer ao mesmo critério de temperatura que o produto pronto.

Esse assunto trouxe à tona o transporte internacional de cadeia de frio, que é um hiato na logística, já que não há fiscalização brasileira dos transportadores que cruzam as fronteiras levando medicamentos para pacientes ao redor do globo. Esta coluna abordará todas as semanas um tema específico dentro do assunto que é incerteza para alguns e dor de cabeça para muitos outros.

Head Global de Pharma & Healthcare na Asia Shipping. Graduado em comércio exterior, pós graduando em gestão industrial farmacêutica e pós graduando em healthcare e supply chain.

Fonte: Pfarma.com.br

Notícias Relacionadas
 Pesquisa ABOL: 9 em cada 10 operadores logísticos fazem carga lotação (FTL)

30/10/2025

Pesquisa ABOL: 9 em cada 10 operadores logísticos fazem carga lotação (FTL)

A carga lotação (FTL) é a atividade mais realizada entre os operadores logísticos (OLs) no Brasil, executada por 92% das empresas do setor — o que corresponde a nove em cada dez operador (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos ampliam portfólio e diversificam serviços em 2024

30/10/2025

Operadores Logísticos ampliam portfólio e diversificam serviços em 2024

O setor de Operadores Logísticos no Brasil vem ampliando seu alcance e variedade de serviços. Segundo a edição mais recente do estudo “Perfil dos Operadores Logísticos”

Leia mais
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram o portfólio de serviços no último ano

30/10/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram o portfólio de serviços no último ano

O trabalho dos Operadores Logísticos no Brasil vai muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desde a distribuição ur (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.