09/09/2020

38% das empresas voltarão ao trabalho presencial só em 2021, diz pesquisa

 38% das empresas voltarão ao trabalho presencial só em 2021, diz pesquisa



_Segundo estudo da Spring Professional, retomada é maior em setores mais tradicionais, como bens de consumo, indústria e farmácia; nas áreas de tecnologia e serviços, menos de 25% retornaram aos escritórios_

Uma pesquisa realizada pela Spring Professional – braço de recrutamento sênior do grupo Adecco – com 200 empresas, aponta que 38% delas voltarão aos escritórios presenciais apenas em 2021 ou ainda não possuem definição sobre a volta. Do restante, 30% planejam o retorno no último trimestre de 2020 e outras 32% já voltaram.

Os dados mostram que a retomada varia em relação ao setor de atuação da empresa. Em áreas mais tradicionais, como bens de consumo, indústria e farmácia, metade das entrevistadas já voltaram com ao menos uma parte da equipe. Já nos setores de tecnologia e serviços, menos de 25% retornaram ao trabalho presencial.

Das 200 empresas, 159 já adotaram mudanças de algum tipo durante a pandemia do novo coronavírus. Entre elas, 28% mudaram os benefícios oferecidos aos funcionários, como possibilidade de modelo híbrido de trabalho no futuro (home office e presencial), troca de vale-refeição por vale-alimentação ou garantia de auxílio home-office (verbas para que o funcionário compre materiais de escritório).

Em relação aos processos internos, 40% fizeram ou farão adaptações, como onboarding digital e recrutamento e admissão online. Já no âmbito estrutural, 66% das empresas fizeram ou estão planejando fazer mudanças físicas de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde. Entre elas, 8% disseram que irão devolver seus espaços físicos ou reduzir os escritórios.

Como base em suas decisões, apenas 15% das empresas fizeram pesquisas internas com os funcionários para definir o esquema de retorno; 21% estão criando normas baseadas nas determinações do governo e 65% seguem as diretrizes corporativas, seja da matriz ou local.

Foram ouvidos presidentes, diretores e gerentes de áreas de negócios ou recursos humanos de empresas de diferentes setores de mercado entre os dias 1º e 20 de agosto.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Notícias Relacionadas
 Terminais da Santos Brasil batem recordes no mês de maio

24/06/2022

Terminais da Santos Brasil batem recordes no mês de maio

A Santos Brasil fechou maio com duas importantes marcas conquistadas, uma no Terminal de Veículos (TEV) e outra no Tecon Santos, ambos no Porto de Santos (SP). O TEV bateu recorde mensal (...)

Leia mais
 SP promove investimentos e melhorias em diversos modais de transportes e logística

24/06/2022

SP promove investimentos e melhorias em diversos modais de transportes e logística

Ciente da importância das estradas na vida dos cidadãos e para o desenvolvimento econômico das regiões por onde passam, escoando a produção, gerando crescimento, emprego e renda, o Gover (...)

Leia mais
 Vale combustível é um 'desaforo' para a categoria, dizem caminhoneiros

24/06/2022

Vale combustível é um 'desaforo' para a categoria, dizem caminhoneiros

O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer, avalia que o voucher que pode ser criado pelo governo federal para a (...)

Leia mais

© 2022 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.