09/09/2020

38% das empresas voltarão ao trabalho presencial só em 2021, diz pesquisa

 38% das empresas voltarão ao trabalho presencial só em 2021, diz pesquisa



_Segundo estudo da Spring Professional, retomada é maior em setores mais tradicionais, como bens de consumo, indústria e farmácia; nas áreas de tecnologia e serviços, menos de 25% retornaram aos escritórios_

Uma pesquisa realizada pela Spring Professional – braço de recrutamento sênior do grupo Adecco – com 200 empresas, aponta que 38% delas voltarão aos escritórios presenciais apenas em 2021 ou ainda não possuem definição sobre a volta. Do restante, 30% planejam o retorno no último trimestre de 2020 e outras 32% já voltaram.

Os dados mostram que a retomada varia em relação ao setor de atuação da empresa. Em áreas mais tradicionais, como bens de consumo, indústria e farmácia, metade das entrevistadas já voltaram com ao menos uma parte da equipe. Já nos setores de tecnologia e serviços, menos de 25% retornaram ao trabalho presencial.

Das 200 empresas, 159 já adotaram mudanças de algum tipo durante a pandemia do novo coronavírus. Entre elas, 28% mudaram os benefícios oferecidos aos funcionários, como possibilidade de modelo híbrido de trabalho no futuro (home office e presencial), troca de vale-refeição por vale-alimentação ou garantia de auxílio home-office (verbas para que o funcionário compre materiais de escritório).

Em relação aos processos internos, 40% fizeram ou farão adaptações, como onboarding digital e recrutamento e admissão online. Já no âmbito estrutural, 66% das empresas fizeram ou estão planejando fazer mudanças físicas de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde. Entre elas, 8% disseram que irão devolver seus espaços físicos ou reduzir os escritórios.

Como base em suas decisões, apenas 15% das empresas fizeram pesquisas internas com os funcionários para definir o esquema de retorno; 21% estão criando normas baseadas nas determinações do governo e 65% seguem as diretrizes corporativas, seja da matriz ou local.

Foram ouvidos presidentes, diretores e gerentes de áreas de negócios ou recursos humanos de empresas de diferentes setores de mercado entre os dias 1º e 20 de agosto.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Notícias Relacionadas
 Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

24/11/2025

Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

Mesmo com as longas distâncias geográficas e culturais, a forte parceria comercial entre China e Brasil deve continuar crescendo. Os investimentos chineses já estabelecidos até agora, qu (...)

Leia mais
 Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

24/11/2025

Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

A Andreani Logística celebra um marco em sua jornada de sustentabilidade. Em 12 meses, a companhia estruturou uma área dedicada ao tema, finalizou seu Plano Diretor de ESG e superou uma (...)

Leia mais
 BBM Logística amplia produtividade em 20% com digitalização apoiada pelo Senior TMS

18/11/2025

BBM Logística amplia produtividade em 20% com digitalização apoiada pelo Senior TMS

A BBM Logística registrou avanços expressivos em produtividade e eficiência operacional com a adoção do Senior TMS, solução que sustentou a integração de operações após as aquisições da (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.