Uma das novidades da FedEx para 2023 será um serviço inédito para a logística reversa no e-commerce. A princípio restrito ao mercado dos EUA, o Consolidated Returns aproveitará caminhões de carga menores, informou a empresa.
Entre as novidade, permitirá que os clientes devolvam itens sem caixa ou etiqueta de envio em aproximadamente 2.000 filiais da FedEx americana. A partir daí, o produto será agrupado com outras devoluções de uma variedade de comerciantes e enviado de volta ao remetente por meio de uma opção de carga inferior a um caminhão.
O serviço está sendo considerado como uma opção de baixo custo para os remetentes em um mercado de logística reversa que tem visto o número de devoluções disparar desde a pandemia. Vale lembrar que a FedEx já ofereceu o Consolidated Returns a clientes estratégicos no passado, de acordo com um porta-voz.
O valor da logística reversa nos EUA
De acordo com uma pesquisa da National Retail Foundation e da Appriss Retail, para cada US$ 1 bilhão em vendas em 2021, o varejista médio gastou US$166 milhões em logística reversa. Alguns varejistas, como a Zara, começaram a cobrar por devoluções, apesar da pressão dos clientes por opções de entrega e devolução gratuitas.
“Além de a solução proporcionar uma opção de devolução de baixo custo ao e-commerce, é também um processo simples e conveniente para ajudar os varejistas a proporcionar uma experiência agradável para os consumidores”, disse Ryan Kelly, vice-presidente de comércio eletrônico e marketing de varejo da FedEx Services.
No Brasil, o tema foi amplamente discutido no podcast Entre Amigos, do E-Commerce Brasil. Na ocasião, o assunto abordou os processos envolvidos na logística reversa e quais as melhores práticas para que ela não prejudique as operações.
Fonte: Ecommerce Brasil