17/05/2022

Pesquisa mostra agronegócio com logística avançada

 Pesquisa mostra agronegócio com logística avançada



O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, desenvolvido pela Totvs em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, apresentou um panorama sobre o grau de maturidade tecnológica da logística do agronegócio brasileiro, e revela que o setor está a frente dos demais embarcadores no que diz respeito à investimentos em tecnologia para armazenagem e transporte: 54% já possui sistemas de gestão de armazenagem e 32% gestão de transporte, enquanto a média dos embarcadores é de 46% e 26%, respectivamente.


As empresas de agro representam 4% dos embarcadores abordados pelo estudo, que entrevistou também representantes da indústria, varejistas e distribuidores. Comparado aos demais, o agro se destaca positivamente na adoção de soluções integradas a meios de pagamento – 41%, enquanto a média dos embarcadores é de 30% – e no gerenciamento de risco – 29%, enquanto os demais apontaram 25%. Outro número de destaque é em relação ao investimento e uso de sistemas de otimização e roteirização logística, que já atinge 53% das empresas de agro entrevistadas.


Entre os sistemas de gestão de armazenagem, as empresas de agro demonstraram adoção de dispositivos móveis na operação (50%), integração com hardware (50%) e uso de código de barras/RFID/BEACON (40%). Quando analisada a aplicação de soluções complementares, 57% utilizam ferramentas de BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management), dando importância também para ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).


Em relação a investimentos futuros na gestão logística, para os próximos dois anos o setor do agronegócio se volta para gestão de custo logístico (47%), ferramentas de planejamento de carga (43%), monitoramento de frota (38%) e sistema de checklist (30%). “O agronegócio é uma potência nacional e para tanta produção é necessário investir ainda mais em armazenamento e em transporte, uma vez que a produção precisa ser escoada. Observar o quanto esse setor tem aplicado de tecnologias voltadas à logística revela um cenário promissor de crescimento”, afirma Angela Gheller, diretora de Produtos de Agroindústria e Logística da Totvs.


Fonte: Inforchannel



Notícias Relacionadas
 Arco Norte deve escoar metade da soja em 2030

28/04/2025

Arco Norte deve escoar metade da soja em 2030

Investimentos previstos no Arco Norte, que abraça portos das regiões Norte e Nordeste, devem ampliar a capacidade de embarque desse corredor logístico das atuais 60 milhões de toneladas (...)

Leia mais
 Exclusivo: H&M abre 1º centro de distribuição no país e fecha contrato de logística

28/04/2025

Exclusivo: H&M abre 1º centro de distribuição no país e fecha contrato de logística

A rede de moda sueca H&M fechou contrato para o seu primeiro centro de distribuição no Brasil na cidade de Extrema, em Minas Gerais, um dos principais polos de logística e distribuiç (...)

Leia mais
 Escasssez de talentos e a demanda por capacitação

25/04/2025

Escasssez de talentos e a demanda por capacitação

A Revista GLOBAL, mídia oficial da INTERMODAL e uma das mais relevantes sobre logística e transporte nacional, traz na publicação especial para a feira uma matéria sobre (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.